Google aposta em roaming gratuito
O Google planeia lançar uma operadora de telemóvel aproveitando infraestruturas existentes dentro e fora dos Estados Unidos da América, que irá oferecer roaming internacional gratuito, refere o site do Telegraph.
O objectivo é criar uma rede global, em que o custo de chamadas, mensagens e dados se mantem igual, independentemente do local onde o cliente se encontra.
Ainda sem confirmação, o site Telegraph cita “fontes da indústria” sobre a negociação da Google com a Hutchison Whampoa, que detém a operadora britânica Three, à qual pediu a eliminação dos custos de roaming, para lançar a operadora. Com esta parceria a Google poderá beneficiar da rede onde a Hutchison Whampoa actua, como Reino Unido, Irlanda, Itália, Suécia, Austrália, entre outros.
Segundo Telegraph, os analistas da indústria de operadoras móveis consideram que o projecto serve para pressionar os preços das operadoras AT&T e Verizon, com margens de lucro superiores às dos operadores europeus nos Estados Unidos da América. Servirá ainda para incentivar o investimento das operadoras móveis em novas tecnologias para melhorar a cobertura móvel, via rede Wi-Fi.
Ainda não se sabe se a Google fará negociações semelhantes com outras empresas.