Google alerta para novas ameaças digitais e reforça medidas de segurança no Gmail
A Google destacou a crescente sofisticação dos ataques cibernéticos e reforçou a importância de medidas de segurança para utilizadores do Gmail.
Apesar de bloquear mais de 99,9% de spam, phishing e malware, o avanço da inteligência artificial tem permitido a criação de esquemas mais difíceis de detetar.
Fraudes imitam frequentemente instituições como bancos, serviços públicos ou até familiares, explorando a confiança das vítimas, alerta a McAfee. Este cenário agrava-se com a “fadiga cognitiva” dos utilizadores, que recebem inúmeros emails diários e podem, inadvertidamente, clicar em links maliciosos.
Empresas como a SlashNext relatam um aumento de 202% em mensagens de phishing, com 80% a utilizarem links desconhecidos.
Para combater estas ameaças, Google e Microsoft têm investido em métodos mais seguros, como autenticação multifator e passkeys.
No entanto, os utilizadores devem adotar práticas seguras, como verificar remetentes, evitar partilhar o email principal, analisar URLs suspeitos e limitar o uso de apps fora de lojas oficiais.