Go Youth Conference: «Pretendemos ser uma alavanca para a iniciativa jovem»

Go Youth ConferenceEmpreendedorismo, criação, startups e inovação serão as palavras fundamentais do evento Go Youth Conference 2013 que decorrerá nos próximos dias 16 e 17 de Março e que reunirá perto de 500 participantes.

Na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a par das conversas, painéis e debates, decorrerá a Startup Competition, com equipas oriundas da Ásia, Europa e África. Esta competição permitirá às cinco melhores equipas com ideias de startups apresentarem o seu “pitch” a um júri especializado, composto por empreendedores e investidores.

A ideia do evento Go Youth Conference 2013 surgiu através de uma equipa de jovens empreendedores liderada por Tiago Vidal (18 anos). O grande objectivo do evento é reunir outros jovens empreendedores como eles: inquietos, irreverentes, criativos e questionadores.

Aqui ficam algumas questões que Tiago Vidal respondeu à Marketeer.

Tiago Vidal redComo surge a ideia de realizar a Go Youth Conference?

A GO Youth Conference é um evento de apoio ao empreendedorismo juvenil e inovação tecnológica que pretende dar ferramentas e inspirar futuros jovens empreendedores.

A ideia surgiu-me há cerca de um ano e meio, pois não existia nada concreto de apoio aos empreendedores jovens em Portugal e pouco na Europa. Comecei a desenvolvê-la, encontrei uma equipa motivada e fiz tudo ao meu alcance para a tornar uma referência na Europa.

Quais os objectivos a que se propõe a Go Youth Conference?

Pretendemos ser uma alavanca para a iniciativa jovem. Acreditamos que está depositado nos jovens o futuro deste País, daí que nos foquemos em dar ferramentas aos jovens para poderem criar os seus negócios com sucesso e inspirá-los a tornarem-se a mudança necessária para resolver esta crise de emprego.

Qual o público a que se destina este evento?

Pessoas que encarem a vida com objectivos, ambição e vontade de mudar o mundo para melhor, empreendedores no sentido mais abrangente da palavra. Desde a pessoa que quer montar um negócio seu, ao jovem que quer estar mais envolvido no ambiente estudantil e universitário em que se encontra.

Com tantos eventos em torno da temática do empreendedorismo, de que maneira é que este será diferente?

Existem muitos eventos pequenos sobre empreendedorismo em geral mas nenhum em Portugal, e muito poucos no Mundo são direcionados a jovens empreendedores e a proporcionar os mais jovens a obterem as skills necessárias para criar e inovar, quer no País quer no Mundo.

Quem são os principais oradores? Porque foram esses os escolhidos?

Os oradores foram escolhidos de modo a mostrar diversos pontos de vista, diversas comunidades e ambientes que influenciam a forma de empreender. Desde jovens que criaram as suas empresas aos 19 e 20 anos e que hoje já alcançaram sucesso, a investidores que sabem o que é necessário para chegar a esse patamar.

Os painéis de speakers incluem Milo Yiannopoulos (The Kernel Founder), Edial Dekker (CEO da Gidsy), Antoine Verdon (co-fundador da Sandbox Network), Brian Wong (co-fundador & CEO da Kiip), Kasper Hulthin (co-fundador da Podio), Paul H. Muller (co-fundador & CTO da Adeven), Mahbod Moghadam (co-fundador da Rap Genius), David Gauquelin (lead designer da Prezi) e e Lars Buch (managing director, Startupbootcamp). A Go Youth Conference conta ainda com Cristina Fonseca, co-fundadora da Talkdesk, Diogo Cruz, managing partner & COO da Emove, Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces, e Akhil Nigam, fundador e presidente da MassChallenge. Gonçalo Cruz, managing director da Groupon Portugal, Diogo Alves, expert advisor da Portugal Ventures, e Diogo Teles, co-fundador da Mobitto, são as mais recentes confirmações.

Em que consiste a Startup Competition?

A Startup Competiton foi aberta este ano de modo a mostrar as grandes ideias que existem hoje em dia. Recebemos mais de 30 candidaturas, de 9 países e 3 continentes e acreditamos que as 5 selecionadas para irem fazer o pitch na GO Youth Conference representam a inovação necessária para mudar o Mundo.

Quais os elementos que compõem o júri?

O júri é composto por quatro empreendedores e investidores: Hussei Kanji (business angel), considerado o melhor investidor com actividade na Europa, Lars Buch (diretor geral do Startup Bootcamp Copenhaga); Pedro Rocha Vieira (presidente Beta-i); e João Vasconcelos (diretor executivo do Startup Lisboa).

Qual a periodicidade com que esperam realizar este evento?

Queremos que a GO Youth Conference seja um evento anual a ser realizado em Lisboa mas queremos expandir o conceito com mini eventos pela Europa.

Foi fácil conseguir apoios?

Pensamos que os apoios devem ser merecidos, e como tal, é preciso trabalhar com profissionalismo e mostrar que, apesar de jovens e informais, somos trabalhadores a quem se pode confiar um projecto desta dimensão com toda a credibilidade, e quando assim é, os parceiros ficam felizes de nos apoiar e nós ficamos felizes por terem feito parte do nosso sucesso.

Texto de Maria João Lima

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...