Gmail para empresas vai mudar
As empresas que utilizam o Gmail podem contar, a partir de hoje, com uma nova experiência de correio electrónico, disponibilizada através do G Suite. A Google promete um novo visual, mais funcionalidades de segurança (e mais robustas), novos recursos de inteligência artificial e uma maior integração com outras aplicações G Suite (Google Drive e Google Hangouts, por exemplo).
No que diz respeito à segurança, o destaque vai para o modo confidencial, a partir do qual os utilizadores podem enviar emails com datas de validade, revogar mensagens enviadas e eliminar a possibilidade de imprimir, copiar ou reencaminhar emails. Permite também um nível de autenticação adicional, via SMS.
Nudging é outra das novidades do Gmail, alertas automáticos para acompanhar ou responder a determinadas mensagens. Ainda neste campo, constam as novas respostas inteligentes e a priorização de notificações, de modo a assegurar menos interrupções e mais produtividade.
Destaque ainda para as capacidades offline do sistema de email, que a partir de agora permite pesquisar, escrever, responder e arquivar até 90 dias de mensagens mesmo quando não há acesso à internet.
Para já, as novidades estão disponíveis apenas para as empresas aderentes ao G Suite Early Adopters Program (EAP). Nestes casos, podem ser actividades na Consola do Administrador.