Glovo vai abrir 16 armazéns para entregas “ultrarrápidas” em Portugal

Nem todos os pedidos feitos através da Glovo requerem que os estafetas se desloquem a uma loja ou a um estabelecimento parceiro. Em alguns casos, a plataforma garante entregas “ultrarrápidas” graças a um modelo de quick commerce (Q-commerce) assente em armazéns próprios que tornam o processo mais célere.

Em Lisboa, a Glovo começou a operar o seu primeiro armazém urbano em Maio do ano passado, mas agora quer expandir a estratégia para mais zonas do País: nos próximos três meses, pretende abrir mais 16 armazéns urbanos, chegando a novas cidades, incluindo o Porto.

Em comunicado, a Glovo indica que Portugal é o país onde a unidade de Q-Commerce cresceu mais rapidamente por entre os vários mercados onde a empresa está presente: esta categoria cresceu 940% em termos homólogos e registou um aumento de utilizadores superior a 517%.

«A Glovo é, desde sempre, mais do que uma app de entrega de comida, e por isso julgamos que ao impulsionarmos o Q-commerce estamos a dar um passo considerável nesse sentido. Queremos ser a plataforma líder de comércio local on-demand para que qualquer utilizador possa comprar qualquer produto da sua cidade praticamente de imediato, quando e onde quiser», explica Ricardo Batista, country manager da Glovo em Portugal.

Os armazéns urbanos da Glovo funcionam como micro lojas com produtos disponíveis de imediato para entrega. O grande destaque em Portugal vai para o SuperGlovo, um supermercado de conveniência com entregas em menos de 30 minutos e que está aberto todos os dias.

O Q-commerce conta ainda com outros dois eixos fundamentais, designadamente a colaboração com cadeias como Continente ou Auchan, mas também supermercados locais, para entregas mais rápidas e, por fim, parcerias com empresas de retalho como Douglas, Lush, Note! ou El Corte Inglés.

No total, a Glovo já investiu mais de 20 milhões de euros na unidade de Q-commerce, aos quais se juntaram mais 100 milhões de euros vindos da plataforma suíça Stoneweg. Este montante está a ser canalizado para o desenvolvimento de infra-estruturas em vários países, incluindo Portugal. O SuperGlovo conta com mais de 5000 utilizadores mensais e entrega uma média de 2,3 encomendas por minuto em Portugal.

Artigos relacionados