GfK vai medir audiências televisivas no Brasil

GfKA partir de 2014, a empresa de estudos de mercado GfK será responsável por medir as audiências televisivas de quatro redes de televisão do Brasil – Record, SBT, Bandeirantes e RedeTV. A companhia irá substituir o Ibope, que era responsável há vários anos por esse serviço no mercado brasileiro.

Em comunicado, a empresa avança que vai proceder, ainda no terceiro trimestre deste ano, ao período de “start up”, que envolve a fase de composição do painel de audimetria nacional. O objectivo da GfK passa por definir um painel final agregador de seis mil lares, distribuídos por 15 zonas distintas, com destaque para a Grande São Paulo (com 1,2 mil lares) e a Grande Rio de Janeiro (com 920 lares).

Ainda segundo a empresa, o painel completo de audimetria, que terá o nome de GfK TAM, deverá estar concluído apenas no final de 2014.

Recorde-se que a GfK mede actualmente as audiências televisivas em sete países europeus, incluindo Portugal, onde tem sido alvo de críticas por parte da RTP e da TVI.

Artigos relacionados