Gerd Leonhard: «Abracem a tecnologia, mas não se tornem a tecnologia…»
e, mais importante, ponham as pessoas no centro! Um aviso à navegação partilhado pelo futurista alemão, Gerd Leonhard.
Texto de Daniel Almeida
A Inteligência Artificial (IA) é a maior invenção com impacto social, científico e económico desde os tempos da Revolução Industrial. Mas, tal como o advento dos combustíveis fósseis, também acar[1]reta riscos que devem ser acautelados desde já. «Nunca olhámos para as consequências da dependência dos combustíveis fósseis e, hoje, enfrentamos um problema de alterações climáticas que vai obrigar 500 milhões de refugiados climáticos a migrar para a Europa. Não podemos cometer o mesmo erro com a IA e pensar só nos lucros.» Foi este aviso à navegação que Gerd Leonhard fez na conferência AIVolution, da qual a Marketeer foi media partner. Durante a intervenção “Entering the Age of AI: The Impact on Leadership and Human Work”, o futurista alemão de 63 anos, que é autor do livro “Technology vs. Humanity”, abordou as potencialidades e os perigos do desenvolvimento das tecnologias modernas, em particular a IA. Até porque se define como um “humanista”.
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Junho de 2024 da revista Marketeer.