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Geração Z e a telefobia: Jovens estão a fazer cursos para “aprender a falar ao telefone”
Fazer ou receber chamadas telefónicas, que outrora era um hábito comum, tornou-se uma fonte de ansiedade para muitos jovens da Geração Z. Ao crescerem na era digital, esta geração nascida entre 1997 e 2012, prefere mensagens de texto, mensagens de voz ou interações via redes sociais na hora de comunicarem em vez das chamadas tradicionais. Como resultado, muitos ganharam ansiedade e dificuldades de comunicação verbal, desenvolvendo um receio de atender ou fazer chamadas.
Uma investigação da Uswitch, de 2024, revelou que quase um quarto dos adultos britânicos entre 18 e 34 anos nunca atende o telefone, enquanto 61% preferem mensagens a chamadas. O medo do desconhecido é apontado como um dos principais fatores para essa fobia: sem feedback visual, muitos jovens sentem-se inseguros sobre como estão sendo entendidos na conversa.
Perante este cenário, algumas instituições europeias passaram a oferecer cursos para ajudar os jovens a superar a chamada “telefobia”.
O Nottingham College, no Reino Unido, implementou seminários que simulam situações quotidianas, como agendar consultas ou justificar ausências no trabalho. Durante estas aulas, os alunos são incentivados a escrever guiões antes de falar, praticar chamadas sem contato visual e usar técnicas de respiração para reduzir a ansiedade.