Geração Z é a que mais vontade tem de ir a um festival este Verão
Após o fenómeno dos concertos de Taylor Swift em Portugal, na semana passada, mas também as recentes salas de espectáculo esgotadas de artistas nacionais como Slow J ou Mickael Carreira, a Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, revela os resultados de um inquérito global que explora as intenções dos consumidores relativamente aos festivais de Verão.
O estudo, que reuniu respostas de 11.231 pessoas em dez países, incluindo Portugal, mostra como os portugueses pretendem aproveitar a temporada dos festivais, que se aproxima com celebrações de Norte a Sul do país.
Embora apenas 23% dos portugueses esteja a prever assistir a um festival este Verão, 32,5% ainda não tomou uma decisão. Entre os que pretendem ir, a Gen Z (entre os 18 e 25 anos de idade) destaca-se com a maior percentagem de intenção (38,2%).
No que concerne ao tipo de festival, a música domina as preferências dos inquiridos portugueses, com 88,5% a optar por festivais de música. Festivais culturais (20,2%), gastronómicos (26,8%) e de artes (7,3%) completam a lista, mas com valores de intenção muito abaixo dos dados expressivos sobre os festivais de música.
Os dados do inquérito mostram ainda que o programa do festival (50,4%), o preço dos bilhetes (49,8%) e a localização (46,9%) são os três principais factores que influenciam a decisão de ir a um festival. A pegada ambiental, apesar de não ser um factor de grande influência geral, assume maior relevância para os baby boomers (dos 58 aos 78 anos) face às outras gerações, com 16,7% a considerá-la importante.