Geração Alpha: crianças e adolescentes procuram marcas que sejam uma lufada de ar fresco

Depois da Geração Z vem… a Geração Alpha e se as marcas já devem estar atentas às novas tendências de comportamento e preferências dos actuais consumidores adolescentes, o foco deve ser redobrado quando se fala da onda seguinte de clientes, que ainda não têm poder de compra, mas que já dizem muito sobre o que podem e vão exigir das suas marcas favoritas.

De acordo com um estudo da The Beano, que passou um ano a conversar com crianças e adolescentes britânicos, assim como a observar as marcas que usam, as faixas etárias mais novas esperam profundidade e uma lufada de ar fresco por parte das insígnias, além de uma integração completa nas diversas plataformas, a par de entregas ao domicílio em 24h. Os jovens têm também elevadas expectativas no que diz respeito ao cuidado com o planeta e à preocupação com causas sociais.

Desta forma, há alguns passos marcas têm de pensar em seguir para conquistar esta esfera de consumidores: ouvir e respeitar os que os consumidores Alpha têm para dizer, ajudando-os a descobrir a autonomia e a independência sem os subvalorizar.

As crianças e jovens do presente preferem marcas que lhes permitam aventurar-se de forma segura sem impôr barreiras, que lhes dêem algo a que possam aspirar. As insígnias que possibilitem a partilha de experiências com amigos e família são também mais valorizadas do que aquelas que não o façam.

«Esquecemo-nos com frequência de que os miúdos e os jovens vivem num mundo pensado por adultos. As marcas que os façam sentir-se seguros, bem-vindos e valorizados destacam-se junto da Geração Alpha. O facto de esta geração estar predisposta a uma nostalgia entre o velho e o novo sugere que as marcas que consigam encontrar este equilíbrio agora vão contar com fãs para todo o sempre», salienta Helenor Gilmour, director of Insight da Beano Brain, citada pelo WARC.

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