Generalistas e especialistas: as competências dos profissionais de marketing mudaram
O mundo do marketing tem sofrido grandes mudanças nos últimos anos, especialmente impulsionadas pela pandemia. Se antes quase todos os profissionais tinham conhecimentos e competências gerais sobre grande parte das áreas, hoje o cenário é diferente. Como tal, as equipas devem ser compostas tanto por pessoas generalistas como por especialistas, focadas em determinadas tarefas.
O tema foi levantado pela CBO da Unilever, Aline Santos Farhat, num debate decorrido na Lions Marketers Series, promovido pelos Cannes Lions, onde a profissional realçou o facto de que no passado os profissionais podiam dar-se ao luxo de serem generalistas. Agora, nem tanto.
Actualmente, sugere a também responsável pelo departamento de igualdade, diversidade e inclusão da multinacional, uma das especialidades vitais para levar as marcas à liderança do mercado está relacionada com os dados – da aquisição à visualização e à privacidade.
Mas não é a única especialidade em destaque: também a experiência do consumidor, UX, social commerce e o trabalho com influenciadores são competências com necessidades de aprofundamento de conhecimentos. «Há tanta coisa que temos de saber hoje que é impossível uma pessoa compreender tudo com a profundidade necessária.»