
Generali Tranquilidade: Juntos, somos inesquecíveis: o impacto das parcerias no branding
O nosso mundo é fantástico, dinâmico! Na realidade em que vivemos, todas as marcas lutam pela atenção, cada vez mais limitada, dos consumidores. É essencial que as marcas encontrem formas de ficar no subconsciente das pessoas. Mas como fazer?
Neste mundo de concorrência feroz, vemos todo o tipo de marcas a implementar estratégias cada vez mais sofisticadas para chegarem ao público-alvo. E quando conquistamos um brevíssimo momento de atenção, queremos transformá-lo numa ligação que evolua para uma relação mais duradoura. Estas estratégias são cada vez mais sofisticadas, não só com a introdução contínua de novos meios e formatos, mas também com a orquestração cada vez mais eficiente de todos os canais, dos mais tradicionais, aos digitais e híbridos.
No mundo dos seguros, para nos destacarmos não basta oferecer produtos e serviços de qualidade; para além de ser difícil diferenciarmo-nos da concorrência, há um desafio adicional: em regra, comprar seguros não gera grande entusiasmo. Os seguros são um investimento essencial para a segurança e tranquilidade das famílias, é certo, mas ninguém anseia pelo dia em que vá subscrever um novo seguro… Ao contrário de bens de consumo como carros, viagens de férias ou moda, por exemplo, o seguro é visto apenas como uma despesa obrigatória.
Para além da dificuldade de as companhias se diferenciarem pela oferta, comunicar o valor que entregam de uma forma clara e atractiva não é um desafio menor, ainda para mais quando está normalmente associado a sinistros. Para superar esse obstáculo, é essencial construir uma identidade que acrescente valor aos produtos e serviços.
A construção dessa identidade requer um posicionamento estratégico que aproxime a marca dos clientes e da sociedade em geral. Nesse contexto, as parcerias institucionais desempenham um papel crucial.
As nossas parcerias assentam num alinhamento de valores, objectivos e propósitos, permitindo-nos fortalecer o posicionamento e ampliar o alcance da marca. A Generali Tranquilidade aposta em diferentes vectores da sociedade, como o desporto, saúde, cultura e responsabilidade social, reforçando a ligação da marca com diferentes públicos e a identidade corporativa.
Uma das estratégias mais impactantes e eficazes para ampliar a notoriedade de uma marca é a associação ao desporto, e na Generali Tranquilidade temos parcerias muito relevantes.
- Federação Portuguesa de Futebol: no âmbito desta nossa parceria patrocinamos as selecções nacionais masculinas e femininas de futebol, futsal e futebol de praia, reforçando a presença da Generali Tranquilidade num desporto que mobiliza milhões de adeptos, garantindo uma exposição contínua e associando-nos a momentos emotivos. Adicionalmente, somos naming sponsor da prova rainha do futebol nacional, a Taça de Portugal Generali Tranquilidade, que percorre o País de norte a sul.
- Federação Portuguesa de Natação: com Portugal cada vez mais forte na natação, o apoio da Generali Tranquilidade a esta modalidade reforça o compromisso com o apoio aos nossos atletas e ao desenvolvimento do desporto. E quando falamos de prevenção, especialmente em saúde, destaco:
- A parceria com a Fundação Champalimaud, que permite aos nossos clientes ter acesso às mais avançadas formas de diagnóstico e tratamento. Recentemente, reforçámos esta parceria com o Centro de Prevenção de Risco Oncológico Generali Tranquilidade – Champalimaud, que, através de uma nova tecnologia, permite a detecção precoce do risco oncológico dermatológico. Além disso, os nossos seguros de saúde já têm coberturas relacionadas com a fundação, nomeadamente o Programa Onco-risco e a duplicação de capital de hospitalização para tratamentos na fundação.
O diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de sucesso face à doença e reduz os custos para as famílias, para as seguradoras e para o Serviço Nacional de Saúde.
Apoiamos ainda instituições e iniciativas culturais e sociais que nos permitem devolver também à comunidade a confiança que esta deposita em nós. Destaco duas neste âmbito:
- Fundação Calouste Gulbenkian: colaborar com uma das mais prestigiadas instituições culturais e filantrópicas de Portugal evidencia a responsabilidade social da Generali Tranquilidade e o seu apoio à arte, à educação e à inovação.
- Rock in Rio: associar a nossa marca a um dos maiores festivais de música do mundo reforça a nossa ligação a emoções positivas e experiências memoráveis, alcançando um público muito diversificado.
O crescimento sustentável de uma marca não acontece isoladamente. Ao investirmos nestas parcerias de grande impacto, ampliamos não apenas a nossa presença, mas também reforçamos a nossa missão de protecção e compromisso com a sociedade. As alianças estratégicas estruturadas podem fortalecer a identidade de uma empresa, criando valor para todos os stakeholders e, assim, juntos sermos inesquecíveis!
Texto: Miguel Reynolds Brandão, Head of Brand Generali Tranquilidade
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 343) da Marketeer.