Generali Tranquilidade: Apoiar a Selecção em todos os momentos
Há muito que a Generali Tranquilidade se associa ao desporto, em diferentes modalidades, em contexto amador ou profissional. O futebol, em particular, alinha-se com diversos valores com os quais a marca se identifica: meritocracia, desafio e superação de objectivos, espírito de equipa, reforço dos laços entre as pessoas e inspiração das camadas mais jovens nestes valores. Valores em que a marca acredita e que a inspira, bem como às suas pessoas, como explica em entrevista à Marketeer Maria João Silva, CMO da Generali Tranquilidade.
Em termos gerais, a estratégia da seguradora de associação ao desporto vem de longe e abrange diversas modalidades, como a natação, o atletismo, o golfe e, agora, o futebol. De acordo com a CMO da Generali Tranquilidade, «todas as oportunidades que temos de nos associarmos e de apoiarmos o desporto e os desportistas, e de incentivarmos a população a juntar-se em actividades de vida saudável, são para nós importantes. Sentimos que vivemos tempos em que é cada vez mais importante trazer as pessoas para estas práticas, seja enquanto observadoras, para as inspirar, seja enquanto praticantes, para as incentivar a ir mais longe».
A presença da Generali Tranquilidade no Euro 2024, como Seguradora Oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), está alinhada com a estratégia de marketing geral da empresa. «Um dos nossos “santos graais” é encontrar formas de chegar perto das pessoas, gerar emoções positivas e fortes, inspirar sentimentos e valores, para a construção da sociedade que queremos para nós e para os nossos filhos. E que melhor forma de conseguir alcançar estes objetivos do que através do apoio às nossas Selecções? », explica Maria João Silva.
Assim, no Euro 2024, a marca tem como objectivo chegar mais perto das pessoas e proporcionar-lhes boas experiências. Para isso, irá desenvolver campanhas de comunicação e acções «que permitem aproximarmo-nos dos potenciais clientes, mas também reforçar os laços com os nossos actuais clientes, agentes e colaboradores».
Além de ser seguradora oficial da FPF, a Generali Tranquilidade passou recentemente por um processo de cobranding, e por isso optou por accionar «canais muito poderosos para ajudar o mercado a lembrar-se de nós neste momento de transição da designação corporativa e das cores, aliás muito alinhadas com as da Selecção. O “nó górdio” desta campanha é o claim, um nó para não desatar: Avançamos seguros! Avançamos fortes! Este claim vale para nós, Generali Tranquilidade, para os portugueses e para a Selecção Nacional. É um grito de guerreiros animados para vencer desafios», explica Maria João Silva. Esta estratégia de comunicação inclui passatempos e campanhas de publicidade que procuram levar as pessoas aos estádios, proporcionar-lhes boas experiências, e incentivá-las a partilhar essas emoções.
Actualmente, já está no ar uma campanha multimeios que inclui o filme publicitário “Avançamos Seguros! Avançamos Fortes!”. De acordo com Maria João Silva, este anúncio é uma «grande produção», ou mesmo uma curta-metragem: «Esta é uma peça com uma mensagem poderosa, cheia de intenção e emoção em volta dos “pequenos grandes gestos” que fazem a diferença. A língua gestual desempenha aqui um papel diferenciador: com dois pequenos gestos de uma pessoa, amplificado por todas as que a rodeiam, transmitimos a força da mensagem. Desafio todos a verem. As palavras ficam muito aquém do que as imagens transmitem».
O público-alvo desta campanha é muito vasto: «como poucos de nós são imunes às emoções da nossa Selecção, o nosso público-alvo é a maioria dos portugueses, os de nacionalidade e os de coração. Queremos envolver todos neste movimento contagiante em que “avançamos fortes!”».
Com esta campanha, a Generali Tranquilidade pretende transformar os jogos do Euro 2024 em bons momentos de comunicação. Maria João Silva afirma que «a presença de uma marca nos estádios tem sempre uma grande difusão e impacto. Mesmo quando as pessoas estão essencialmente focadas no que se passa no campo, o ambiente das marcas fica associado a estas experiências memoráveis».
Acima de tudo, a marca quer que «as pessoas se lembrem da Generali Tranquilidade nos momentos decisivos e sempre que precisem de apoio e soluções. Neste sentido, queremos ficar na memória das pessoas como a seguradora que pode trazer soluções quando é preciso».
Em suma, toda a estratégia de comunicação da Generali Tranquilidade tem como objectivo «plantar a nossa marca na cabeça e no coração das pessoas. Vamos querer ver os resultados a permanecerem e a darem frutos ao longo do tempo, portanto vamos prolongar este efeito durante tanto tempo quanto conseguirmos, esperando que a nossa Selecção nos leve longe neste caminho», conclui Maria João Silva.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Euro 2024”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.