Gen Z: a geração que compra quase tudo online
Composta por indivíduos nascidos entre o final dos anos 90 e o início da década de 2010, a Gen Z tem vindo a transformar o panorama das compras online em Portugal. Com um comportamento de consumo amplamente digital, esta geração surge com uma abordagem única e exigente, forçando as marcas e empresas a adaptarem-se rapidamente às suas necessidades e expectativas.
Actualmente, e de acordo com a Marktest, as estatísticas de compras online em Portugal são lideradas pela Gen Z, com 92% a afirmar que têm o hábito de realizar compras pela internet, um valor significativamente superior ao das gerações mais velhas, como é o caso dos Baby Boomers, onde apenas 35% realizam compras online.
Os consumidores mais jovens são tecnologicamente mais avançados e abertos a novidades, tornando-se imperativo criar uma experiência de compra envolvente, sem atritos e optimizada a dispositivos móveis, uma vez que 98% da Gen Z conecta-se à internet através de smartphones, segundo o relatório da Kantar Ibope Medi.
Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil, refere que «para além de uma experiência de compra fácil e segura, a geração mais jovem valoriza também uma recomendação personalizada para aquilo que procura. Além disso, a Gen Z acaba por ser mais desinformada quando comparada às gerações passadas, pois recebem maior parte da informação através das redes sociais, tornando-se mais difícil alcançá-la através dos canais tradicionais de publicidade e informação. Por esta razão, as plataformas de Retail Media utilizam os dados obtidos para direccionar anúncios que correspondam exactamente às necessidades e interesses de cada público, o que inclui recomendações de produtos e até mesmo ofertas exclusivas de acordo com o perfil (individual) do utilizador.»
No último ano, as redes sociais tornaram-se cada vez mais importantes como um canal de venda.
Segundo o mais recente estudo realizado pela Adyen – Retail Report 2024 – 48% da Gen Z afirma ter feito compras nas redes sociais nos últimos 12 meses, sendo que o Facebook Marketplace foi a plataforma mais popular entre todas as gerações, enquanto na Gen Z a preferência se manteve pelo Instagram.
Apesar deste crescimento e adesão à compra de produtos através das redes sociais, de acordo com a Accenture, os utilizadores que ainda não recorrem a este método de compra justificam-se pela falta de confiança na autenticidade dos vendedores, pela incerteza da protecção das suas compras e pelos processos de reembolso.
Ainda assim, as plataformas de redes sociais têm um impacto directo no comportamento de compra dos consumidores. A possibilidade de promover produtos directamente nas redes sociais permite aos vendedores/lojistas a capacidade de influenciar as decisões de compra do consumidor ainda antes de acederem aos seus sites ou plataformas. Esta publicidade, altamente segmentada, pode ser utilizada em conjunto com o Retail Media para alcançar públicos específicos.
Em suma, o Retail Media representa uma oportunidade única de monetizar os canais de relacionamento com os consumidores e impulsionar conteúdos direccionados nas redes sociais.
Para as marcas, esta ferramenta, é uma estratégia para alcançar públicos específicos e vendas de forma personalizada.
«O Retail Media é uma ferramenta importante para as marcas e empresas que estão a adaptar-se e a acompanhar o crescimento das compras online e também as necessidades e expectativas dos consumidores mais jovens, uma vez que permite aos vendedores a integração de anúncios personalizados, durante o processo de compra, sugerindo produtos relevantes baseados no comportamento e histórico de navegação dos consumidores», reforça Eduardo Esparza.