Gastronomia portuguesa em destaque: Alentejo entre as 10 melhores regiões do mundo
Depois de destacar a Alheira de Vinhais e os pastéis de Belém, o TasteAtlas, plataforma internacional dedicada à catalogação de sabores tradicionais, divulgou o ranking das 100 melhores regiões gastronómicas do mundo, destacando várias regiões portuguesas pela sua rica e diversificada culinária.
O Alentejo alcançou a 9.ª posição, sendo reconhecido por produtos como o Presunto do Alentejo, a Carne Alentejana, o Queijo de Azeitão, Presunto de Campo Maior e Elvas e Presunto de Barrancos. Entre os melhores produtores desta região, destacam-se a Cooperativa Agrícola De Moura E Barrancos, a Herdade de S. Vicente, a Casa Ermelinda Freitas ou a Casa do Porco Preto. Já na categoria de “restaurantes tradicionais icónicos”, a plataforma nomeia o Solar do Forcado (Portalegre), Dom Joaquim (Évora), Restaurante Casa Chef Victor Felisberto (Abrantes), Casa Mateus (Sesimbra) ou O Espalha Brasas (Alcaraviça).
Já a região de Trás-os-Montes foi classificada em 14.º lugar, com destaque para especialidades como o Azeite de Trás-os-Montes, a Alheira de Vinhais e a Carne Mirandesa.
Houve ainda destaque para o Algarve, que ocupa a 20.ª posição, sendo reconhecido por pratos como a Carne de Porco à Alentejana, o Frango Assado com Piri-Piri e a Cataplana, e os Açores que ficaram em 51.º lugar, com produtos de destaque como a Carne dos Açores, o Ananás dos Açores e o Bolo Lêvedo.
Este reconhecimento internacional sublinha a riqueza e diversidade da gastronomia portuguesa, colocando-a em evidência no panorama culinário mundial.
Todos os anos, a plataforma criada pelo jornalista croata Matija Babić em 2015 revela uma lista das melhores gastronomias e pratos do mundo. A TasteAtlas chegou a este ranking com base em 477.287 avaliações válidas para 15.478 alimentos na sua base de dados.