Gastos em publicidade digital na Europa sobem 6,3%

No último ano, os gastos em publicidade digital no continente europeu ascenderam a 69,4 mil milhões de euros. O relatório “AdEx Benchmark 2020” do IAB Europe mostra que o investimento nos canais digitais recuperou na segunda metade do ano, impulsionando um crescimento de 6,3% no total de 2020.

O mesmo estudo, reportado pelo WARC, indica que a publicidade digital representa, agora, 56,5% de todo o mercado de media da Europa, o que corresponde a uma aceleração do peso da internet na comunicação das marcas e negócios. Segundo o WARC, será uma consequência da alteração dos hábitos dos consumidores em linha com a pandemia e com as novas necessidades que empurram a população para o digital.

«As mudanças de consumo que temos vistos não são temporárias», garante Daniel Knapp, Chief Economist no IAB Europe. De acordo com o especialista, estaremos perante mudanças estruturais que podem significar uma «oportunidade fantástica para o digital continuar a crescer e continuar a captar pessoas». Mas, atenção, isto não significa que o retalho físico tenha morrido: o digital pode servir também para levar mais pessoas às lojas.

Olhando ainda para os dados de 2020, verifica-se que display foi o formato que mais se destacou, tendo crescido 9,1% para 31,8 mil milhões de euros. Dentro desta categoria, os banners e outras opções estáticas estão a perder terreno (gastos caíram 1,1% para 9,9 mil milhões de euros), ao passo que os vídeos ganham popularidade (+10,1% para 5,2 mil milhões de euros).

Destaque ainda para o crescimento do áudio, cujos gastos aumentaram 6,7% para 500 milhões de euros, e para o aumento de 7,9% no investimento em publicidade associada a pesquisas e motores de busca (30,3 mil milhões de euros).

Quanto aos dispositivos, tanto display (66,6%) como pesquisas (54,5%) apresentam-se como mercados em que os dispositivos móveis lideram. E a tendência será para continuar.

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