Garnier diz adeus ao plástico virgem até 2025

No prazo de cinco anos, todas as embalagens da Garnier serão reutilizáveis, recicláveis e compostáveis. Para isso contribuirá o fim do plástico virgem, que deixará de fazer parte da lista de materiais utilizados pela marca de cosmética do Grupo L’Oréal. Com esta medida, serão poupadas 37 mil toneladas de plástico por ano.

A Garnier compromete-se ainda a tornar todas as fábricas neutras em carbono até 2025. As metas estabelecidas fazem parte da Green Beauty, iniciativa que envolve ainda o apoio a 800 comunidades em todo o Mundo através do programa “Solidarity Sourcing”.

«A Green Beauty vai transformar a forma como implementamos o nosso negócio. Esta iniciativa, com a ajuda dos nossos parceiros, investigadores e clientes, vai destacar um conjunto de objectivos ambientais sustentados por metas tangíveis», garante Adrien Koskas, presidente global da Garnier. O responsável promete uma redução do impacto no planeta e inovação no sentido de um futuro mais sustentável.

«Vai demorar algum tempo», sublinha Adrien Koskas, «mas a Green Beauty transformará a Garnier e esperamos que transforme a indústria como um todo».

Como pano de fundo para este plano surgem as preocupações ambientais, médicas e sociais que têm vindo a crescer junto dos consumidores e das empresas. Segundo a Garnier, as pessoas procuram marcas nas quais possam confiar, que sejam transparentes e que estejam empenhadas em serem melhores.

Educar os consumidores

A iniciativa Green Beauty tem ainda uma componente educativa. A Garnier considera que também é importante ajudar os consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis e, por isso, desenvolveu um sistema de rotulagem de impacto ambiental e social do produto.

Este novo sistema está a ser testado em França, nos produtos de cuidados de cabelo. Com base em 14 factores ambientais (fontes, processo de produção e reciclagem, por exemplo), o rótulo apresenta uma escala de A a E, sendo A o melhor resultado possível.

“O método foi aprovado por especialistas científicos independentes e todos os dados foram verificados pelo Bureau Veritas Certification, um auditor independente. Os rótulos e as pontuações estarão acessíveis nos websites dos produtos”, adianta ainda a Garnier.

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