Garden Gourmet aponta ao mar. Já conhece o atum vegan?

Atum vegan é Vuna, diz a Garden Gourmet. A marca da Nestlé especializada em produtos alimentares sem ingredientes de origem animal está a alargar a sua oferta ao mundo marinho. Depois de apresentar alternativas vegetais a frango ou carne de vaca, por exemplo, aponta agora ao atum através de Vuna.

Segundo Garden Gourmet, trata-se de um produto 100% vegetal análogo ao atum, pensado para uma alimentação equilibrada e nutricionalmente rica de flexitarianos, vegetarianos e vegans. O Vuna tem Certificação Oficial de Produto Vegan e chega ao mercado português em dois formatos: frasco de 175g destinado para venda em grandes superfícies comerciais e uma embalagem de 2kg para o canal Horeca.

“Vuna surge como uma alternativa sustentável que contribui para a protecção da biodiversidade ao ser uma opção vegetal, feita à base de proteínas de ervilha e sete ingredientes”, indica a marca em comunicado. Trata-se de um produto que requer refrigeração e que promete o sabor, textura e aparência do atum, podendo ser utilizado em saladas, sandes, massas, wraps, sushi, patês ou outras entradas.

A Garden Gourmet adianta ainda que Vuna é rico em proteínas (20g/porção) e que não tem açúcares – no entanto, tem glúten, pelo que não será indicado para celíacos. No sistema de rotulagem nutricional Nutri-Score, conquista a classificação B.

Vuna nos restaurantes

No caso do formato para o canal Horeca, Vuna chegará aos espaços de restauração através da Nestlé Professional, que comercializará uma versão em que o produto está congelado. A ideia é que esta alternativa possa ser usada em restaurantes e quiosques, tanto em refeições quentes como frias, incluindo pizzas e saladas.

Pronta a reciclar, o formato de 2kg é sinal da preocupação da marca relativamente à sustentabilidade do produto desde a produção à embalagem. “A marca pretende tornar-se neutra em carbono, afirmando o caminho que tem vindo a percorrer em prol das mudanças climáticas e, consequentemente, do bem-estar do Planeta”, indica em comunicado.

Artigos relacionados