Gap Year Portugal em risco de fechar lança campanha de crowdfunding

A associação Gap Year Portugal corre o risco de não conseguir continuar com a sua actividade. Dedicada a apoiar jovens que pretendem esperar um ano antes de entrarem na universidade para aprenderem novas competências ou conhecerem novos países, por exemplo, está a ser afectada pela pandemia de Covid-19 e decidiu, por isso, lançar uma campanha de crowdfunding.

O objectivo é angariar 10 mil euros até ao dia 4 de Abril, sendo que neste momento registam-se já 70 doações num total de cerca de dois mil euros arrecadados. Para alertar para a importância do contributo dos portugueses, a Gap Year Portugal “desligou” as suas redes sociais, mostrando como será um mundo sem a associação.

“E se a Gap Year Portugal deixasse de existir?” é o mote da campanha de angariação de fundos, que conta com uma imagem a preto e branco para alertar para as consequências negativas do potencial fim da associação.

«Vimos cair por terra mais de 25% das nossas receitas anuais e os nossos principais projectos tiveram de ser adiados ou cancelados, levando com eles uns adicionais 50% de receitas anuais. Restaram-nos os apoios disponibilizados pelas entidades públicas, mas que juntos não são suficientes para fazer face à enorme quebra de rendimentos», explica Joana Dâmaso, CEO da associação.

A meta de 10 mil euros será suficiente para garantir a sustentabilidade financeira da Gap Year Portugal durante cinco meses, incluindo os salários dos três trabalhadores a tempo inteiro.

A Gap Year Portugal foi criada há oito anos e contacta, anualmente, com mais de dez mil jovens: «Temos sido o trampolim para que milhares de histórias se realizem e sonhos se concretizem. Agora, mais do que nunca, precisamos também nós de um trampolim que nos permita continuar a existir», afirma ainda Joana Dâmaso, em comunicado.

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