Galp Energia marcou pontos com campanha do Euro 2012
Com o Euro 2012 a servir de inspiração, a Galp Energia lançou a “11 por todos, todos por 11”, uma campanha de apoio à Selecção Nacional de Futebol, que pretendeu criar um movimento recíproco entre a equipa das Quinas e os restantes portugueses.
Uma vez terminada a competição europeia, dois estudos de entidades independentes que analisaram as diversas iniciativas associadas ao evento concluíram que a campanha “11 por todos, todos por 11” foi, precisamente, aquela a que os portugueses aderiram com mais entusiasmo nas redes sociais. O anúncio televisivo criado neste âmbito foi também o que mais ficou na memória, a par da assinatura mobilizadora.
De acordo com o inquérito levado a cabo pela IMR/MediaBrands, em termos globais, a campanha da Galp Energia é recordada por 79% dos inquiridos, com uma mensagem considerada muito releveante/relevante (de acordo com 78% destes), com base na assinatura “11 por todos, todos por 11”.
Mas o grande destaque, segundo ambas as entidades, foi para o anúncio “Carta a Portugal”, no qual um rapaz de 14 anos lia uma mensagem de apoio à Selecção Nacional. A população consultada considerou que a mensagem foi fácil de entender (91%), clara (89%) e apelativa (84%), tendo tido um grande impacto, tanto nas televisões nacionais como nas redes sociais. Até à data, a campanha foi vista no YouTube mais de 292.500 vezes, tendo o spot “Carta a Portugal” reclamado mais de metade das visualizaões.
Também o autocarro da Selecção, que tinha patente o patrocínio da Galp, é recordado pela maioria dos indivíduos consultados (76%). Cerca de metade afirma recordar a existência da assinatura.
Num outro ponto, 66% dos inquiridos não recorda outras campanhas, de forma espontânea, além da campanha da Galp. E entre os que recordam as campanhas dos dois principais patrocinadores, mais de metade (59%) manifestou preferência pela Galp.
61% dos inquiridos considerou ainda que a campanha contribuiu para melhorar a imagem da Galp Energia, ainda que não fosse o objectivo primordial da empresa.. Além disso, incrementou a sua notoridade publicitária, levando a Galp a assumir o segundo lugar no ranking das marcas que comunicam o seu apoio à Selecção, já que 20% dos inquiridos identificou a empresa de energia.
De acordo com um estudo da Inesting, agência especializada em marketing digital que analisou as reacções públicas ao “Euro 2012 nas Redes Sociais”, a Galp Energia é o patrocinador da Selecção que reúne o maior número de referências nestas plataformas (41,9%).
O movimento “11 por todos, todos por 11” arrancou nas plataformas de social media no início de Maio, e foi crescendo ao longo das vitórias da Selecção no Euro 2012, com uma adesão diária por parte de novos utilizadores e com depoimentos de adeptos e jogadores, em interacção permanente. Actualmente, a página de Facebook (http://www.facebook.com/11PorTodosETodosPor11) conta com mais de 27 mil likes.
De referir que a campanha teve também forte expressão nos postos Galp, onde foram vendidas mais de 15 mil t-shirts e oferecidos 1,5 milhões de posters e três milhões de tatuagens.