Gaia tem nova marca

Vila Nova de Gaia passa, a partir de hoje, a apresentar-se ao mundo sob a marca Gaia. Partindo do facto de que este concelho da zona Norte é o terceiro mais povoado do País, surgiu a vontade de desenvolver uma identidade colectiva que abarcasse todos as pessoas que nasceram na cidade, e arredores, ou que por lá decidiram ficar a viver.

A nova marca quer “reforçar a identidade e as potencialidades, dentro e fora do País”, segundo é explicado em comunicado. Pretende-se uma imagem moderna e ambiciosa, com vida, dinâmica e símbolo de rigor, opções sustentáveis e soluções inteligentes.

Um dos elementos de Gaia representados na nova marca – e imagem – é a Natureza, presente através da cor verde. Segue-se o amarelo, reflexo de energia, vida e trabalho. O vermelho, por seu turno, representa o património de Vila Nova de Gaia, o seu passado histórico e cultural, as tradições e festas do concelho. Por fim, o azul é sinónimo de vida e água, nomeadamente o oceano Atlântico e o rio Douro.

A nova marca Gaia integra ainda uma dimensão empresarial com a internacionalização no horizonte. Deste modo, o retorno esperado desta iniciativa é, em primeiro lugar, resultados ao nível da atractividade turística e captação de novos investimentos, capazes de gerar emprego.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, acredita que a nova marca é de todos e, por isso, «pode e deve ser utilizada na promoção de instituições, das empresas e dos negócios». O responsável avança ainda que a autarquia quer que a marca de Gaia «seja independente de ciclos políticos e de caprichos pessoais momentâneos, isto é, que seja uma marca indelével».

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