Fundación Cepsa premeia 5 projectos portugueses com 56 mil euros

Já são conhecidos os grandes vencedores da edição deste ano dos Prémios ao Valor Social da Fundación Cepsa. A organização de solidariedade atribui um apoio de 56 mil euros a cinco projectos de acção social portugueses para que possam dar continuidade ao trabalho que desenvolvem.

Pela primeira vez, a cerimónia de entrega dos apoios decorreu em formato digital, devido à pandemia de Covid-19, e juntou as instituições vencedoras, mas também a presente do júri, Conceição Zagalo, e dois representantes da Cepsa.

De acordo com José Aramburu, presidente da Cepsa Portuguesa, o trabalho que está a ser realizado pelas várias organizações é impressionante. «A Cepsa tem um compromisso para com as comunidades em que está inserida e participa activamente no apoio a projectos de acção social», lembra ainda o responsável.

Já Cláudia Soares-Mendes, directora de Marketing e Comunicação, sublinha como este ano o prémio total foi incrementado em 100 mil euros a nível do grupo, o que significa que os Prémios ao Valor Social entregaram um total de 500 mil euros aos premiados (Portugal e não só).

«Em 2020 alcançámos um máximo de 435 candidaturas, 60 das quais em Portugal. Estes números são um êxito para a Cepsa e uma motivação para prosseguirmos com o nosso trabalho», acrescenta a directora de Marketing e Comunicação.

Conheça os cinco projectos apoiados este ano:

– “Brigada Sénior”, promovido pela Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento, Investigação e Comunidade (ANADIC), recebeu 10.500 euros para diminuir o isolamento social e apoiar a família e os cuidadores dos idosos;

– “Uma Casa, Muitas Famílias”, da Associação Aprender em Parceria – A PAR, é outros dos premiados e recebeu 12 mil euros. Tem como objectivos apoiar e dar suporte a famílias em situações de vulnerabilidade, além de capacitar educadores e outros agentes no sentido de melhorar o seu desempenho na acção educativa e social junto desses núcleos familiares;

– “Semear Emprega”, da Associação Inclusão para a Deficiência (BIPP). Recebeu 11.591 euros para dar continuidade ao programa de inclusão social que desenvolve com o objectivo de melhorar a qualidade de vida de jovens e adultos com deficiência intelectual, através da sua integração no mercado de trabalho;

– “Mães Brilhantes – Empowerment de Famílias Monoparentais Femininas”, da Fundação Salesianos IPSS, que recebeu 10.415 euros. Tem como fim o acompanhamento de mães de famílias monoparentais em situação de vulnerabilidade;

– “Academia da Mudança”, promovido pela Associação Serve the City Portugal (STC). Este projecto recebeu 12 mil euros e visa fomentar a inclusão social, a participação e a cidadania activa de pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade social, sobretudo pessoas em situação de sem abrigo, estimulando-as a novos percursos de aprendizagem.

Artigos relacionados