Fundación Cepsa atribui mais de 56 mil euros a cinco projectos portugueses

Os Prémios ao Valor Social da Fundación Cepsa contam, este ano, com cinco projectos de acção solidária com ADN português. Na sua 16.ª edição, a iniciativa vai distribuir mais de 56 mil euros pelas instituições vencedoras de forma a apoiar os programas que desenvolvem.

Criados em 2005, estes prémios têm como missão “reconhecer e promover a actividade social de diferentes entidades que trabalham para melhorar a qualidade de vida de grupos muito diversos”. Em comunicado, a Fundación Cepsa refere que os projectos podem envolver pessoas em situação de vulnerabilidade social, desempregados, doentes, pessoas com diversidade funcional, grupos étnicos, infância, jovens e adolescentes, idosos ou vítimas de violência de género, entre outros.

Um dos projectos portugueses apoiados pelos Prémios ao Valor Social este ano é o “Brigada Sénior”, promovido pela Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento, Investigação e Comunidade (ANADIC). Vai receber 10.500 euros para diminuir o isolamento social e apoiar a família e os cuidadores dos idosos.

“Uma Casa, Muitas Famílias”, da Associação Aprender em Parceria – A PAR, por seu turno recebe 12 mil euros para ajudar as famílias na melhoria do seu relacionamento com as crianças, bem como capacitar educadores e outros agentes para melhorar o seu desempenho na acção educativa e social junto desses núcleos familiares.

O projecto “Semear Emprega”, da associação Inclusão para a deficiência (BIPP), é outro dos premiados, desta feita com 11.591 euros. Trata-se, segundo a Fundación Cepsa, de um programa de inclusão social que tem como objectivo a melhoria da qualidade de vida de jovens e adultos com deficiência intelectual, através da sua integração no mercado de trabalho.

Já “Mães Brilhantes – Empowerment de Famílias Monoparentais Femininas”, da Fundação Salesianos IPSS, tem como missão acompanhar mães de famílias monoparentais em situação de vulnerabilidade. Vai receber, para esse fim, 10.415 euros.

Por fim, “Academia da Mudança”, promovido pela Associação Serve the City Portugal (STC), vai receber 12.000 euros. Neste caso, o objectivo é fomentar a inclusão social, a participação e a cidadania activa de pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade social, sobretudo pessoas em situação de sem abrigo, estimulando-as a novos percursos de aprendizagem.

Artigos relacionados