Fundación Cepsa apoia 5 projectos solidários portugueses com 65 mil euros

A Fundación Cepsa, através dos Prémios ao Valor Social, distinguiu cinco projectos sem fins lucrativos, implementados em Portugal, com um valor de 65 mil euros.

A Compassio foi uma das eleitas com o seu projecto “Porto Compassivo – Uma comunidade que cuida até ao fim”, que procura contribuir para que a cidade do Porto se torne uma cidade mais compassiva, tendo como objectivo a sensibilização e capacitação para uma cultura compassiva e para a naturalidade e normalidade da morte e do luto e a construção de redes comunitárias de apoio para pessoas com doença e em situação de isolamento social/solidão (“Vizinhos Compassivos”).

Também a Cercizimbra – Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Sesimbra foi distinguida com o seu projecto “Muvi Menta – Move a tua mente” que prevê, numa lógica de participação em iniciativas relacionadas com cidadania, cultura e educação, promover junto dos beneficiários, a aquisição e actualização de competências transversais, nomeadamente a organização de iniciativas diferenciadas, a pesquisa e tratamento de informações formativas e a mobilidade dentro de uma rede comunicacional complexa, em Sesimbra.

O “Saúde e conforto no Lar”, da Associação de Doentes com Lúpus foi outros dos vencedores. Este projecto tem como objectivo proporcionar uma estadia digna e confortável, no Lar da Associação de Doentes com Lúpus, aos doentes que se deslocam a Lisboa para consultas ou tratamentos médicos.

Foi também distinguido o projecto “Planeta AzulAGE”, promovido pelo Centro Social da Irmandade de S. Torcato, que está a desenvolver, através de processo colaborativo de intervenção e criação entre pessoas idosas e diferentes colaboradores do Centro Social e da Cepsa, um conjunto de actividades e iniciativas de protecção ao meio ambiente, onde os protagonistas são os mais velhos.

Por último, os Prémios ao Valor Social apoiaram o projecto “Vida Segura com a Natureza” da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro cuja missão passa por fortalecer a preparação e a capacidade de resposta dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro perante desastres naturais e emergências locais.

«Os Prémios ao Valor Social são um pilar da nossa Fundação, e ajudam-nos a promover os valores solidários entre os nossos stakeholders. Com os Prémios ao Valor Social queremos incentivar iniciativas que melhorem o bem-estar das pessoas, nomeadamente projectos sociais que promovam a inclusão e a qualidade de vida de pessoas ou grupos mais desfavorecidos, mas também iniciativas sustentáveis que contribuam para a transição energética», diz, em comunicado, Cláudia Soares-Mendes, directora de Marketing, Comunicação e Clientes da Cepsa.

Ler Mais
Artigos relacionados