Fundação Vodafone aproxima agricultores e consumidores

A Fundação Vodafone aliou-se à Oikos, organização não-governamental ligada a projectos de desenvolvimento rural, para o lançamento da SmartFarmer, uma plataforma digital que integra mercados electrónicos de proximidade. O projecto tem como objectivo “potenciar os circuitos agroalimentares e mercados de proximidade”.

A SmartFarmer estará disponível durante o mês de Agosto e poderá ser acedida através de computador, tablet e smartphone. Entre outras funcionalidades, a plataforma permitirá: efectuar a compra e venda de produtos e serviços agro-alimentares; organizar a logística de distribuição, permitindo que os consumidores e produtores decidam sobre as modalidades de entrega do produto, desde a recolha no campo, à entrega em mercados físicos ou entregas ao domicílio; e agregar a oferta e a procura por critérios de proximidade física (do mais próximo para o mais distante).

Desta forma, garantem as duas entidades envolvidas no projecto, o SmartFarmer potencia o “contacto directo entre o produtor e o consumidor, estimulando uma maior interacção social entre as comunidades rural e urbana, favorecendo uma maior ligação das populações às suas origens, e desempenhando funções que beneficiam os produtores, os consumidores, o ambiente e a economia local”.

«Esta iniciativa insere-se na política de responsabilidade social da Fundação Vodafone, que procura incentivar projectos e apoiar entidades relevantes, como é o caso da Oikos, que contribuam para o desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesa e para a melhoria da qualidade de vida das populações», afirma Mário Vaz, presidente da Fundação, em nota de imprensa. “Os projectos e as entidades que apoiamos têm sempre o intuito de trazer valor acrescentado e representar benefícios reais para a comunidade. É o caso do SmartFarmer, que vai possibilitar uma aproximação entre os produtores e os consumidores, trazendo vantagens para ambas as partes», sublinha.

Veja aqui o filme de apresentação do projecto:

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...