Fundação Mapfre revela que quase metade dos seniores em Portugal ajuda os filhos
Já está disponível o I Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal. Elaborado pela Fundação Mapfre, mostra que quase metade (41,7%) das pessoas com mais de 55 anos ajuda os filhos, funcionando como uma verdadeira rede de apoio. Neste universo, 73,9% das ajudas são mensais e 30,8% dos beneficiários dependem delas.
O mesmo estudo revela ainda que metade dos consumidores seniores poupa mensalmente e que a taxa de poupança vai aumentando ligeiramente com a idade: 50,3% das pessoas com mais de 70 anos consegue poupar. A larga maioria (77,7%) dos inquiridos poupa 30% dos seus rendimentos.
Verifica-se também que nove em cada 10 agregados familiares seniores podem assumir imprevistos até 300 euros e que 54,6% seria mesmo capaz de suportar uma despesa de 10 mil euros sem ter de pedir ajuda, ainda que fosse necessário recorrer às suas poupanças. Em 70% dos casos, existe mais do que uma fonte de rendimento mensal.
Apelidada de Geração Silver, esta geração é, de acordo com a Fundação Mapfre, independente, consegue poupar e, ainda, ajudar aqueles que lhe são mais próximos. Além disso, interessa-se por notícias mais do que qualquer outra geração e acha que Portugal é um óptimo país para viver a reforma.
O estudo, realizado pela primeira vez em Portugal através do Centro de Investigação Ageingnomics, criado em 2020 em Espanha pela Fundação Mapfre, oferece um retrato de um segmento que corresponde a perto de 40% da população portuguesa: são mais de 3,8 milhões de pessoas com mais de 55 anos.
«O envelhecimento da população, resultado do aumento contínuo da longevidade e da redução acelerada das taxas de natalidade, tornou-se um fenómeno global», afirma Antonio Huertas, presidente da Fundação Mapfre. De acordo com o responsável, «os desequilíbrios que este fenómeno demográfico pode gerar nos sistemas de pensões, saúde e cuidados prolongados, bem como na disponibilidade de recursos laborais, favoreceram a generalização de uma visão negativa sobre aquele que é uma das grandes conquistas da humanidade: o aumento da esperança de vida».
Desenvolvido em Agosto de 2022, o estudo teve como base 1100 entrevistas a pessoas com 55 anos ou mais a viver em Portugal, tendo contado com a ajuda da Google na definição do público-alvo.