Fundação Luso Brasileira distingue 5 profissionais que aproximaram Portugal do Brasil
Miguel Setas, Jorge Rebelo Almeida, Paulo Niemeyer, Abel Ferreira e Rui Miguel Nabeiro foram homenageados no passado dia 25 de Novembro, na gala da Fundação Luso Brasileira, em São Paulo, pelo seu trabalho em aproximar Portugal do Brasil.
O evento, que encerrou as comemorações do bicentenário da independência do Brasil, teve como objetivo premiar pessoas, empresas e associações que durante 2023 contribuíram para a aproximação económica, empresarial e cultural entre Portugal e o Brasil.
Além dos cinco nomes, foram também distinguidas as empresas do grupo EDP, que têm uma forte presença nos dois lados do Atlântico, e a TAP, companhia aérea que liga os dois países.
A escolha dos homenageados foi feita pela Administração da Fundação Luso-Brasileira, que entregou a todos um prato comemorativo da Vista Alegre, com uma estrofe da música “Tanto Mar” de Chico Buarque no verso, assinada pelo próprio.
«O objectivo da Fundação é construir pontes que aproximem estas duas margens do Atlântico, apoiando empresas e outras entidades em iniciativas de caracter Cultural, Educativo, Tecnológico e Patrimonial. E que melhor forma de o fazer do que homenagear estas cinco personalidades. Através da sua actividade empresarial, cultural e desportiva, contribuíram decididamente para encurtar este Tanto Mar / Tanto Mar de que nos falou Chico Buarque, ajudando a reduzir as tais ‘léguas a nos separar’», diz, em comunicado, Paulo Campos Costa, presidente da Fundação Luso Brasileira.