Fundação Amélia de Mello lança “História da Publicidade em Portugal”

É no dia 7 de Novembro que a Fundação Amélia de Mello (FAM) lança o livro “História da Publicidade em Portugal”, da autoria de Eduardo Cintra Torres, que resulta de uma investigação dedicada de cerca de cinco anos. Com publicação a cargo da Princípia Editora, os dois volumes complementam-se, sendo um exclusivamente de texto e o outro exclusivamente de imagens.

O estudo faz parte do leque de investigações que a Fundação Amélia de Mello decidiu apoiar nos anos de 2020 e 2021, no âmbito de um conjunto de iniciativas para as comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva.

«As comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva serviram para apoiar diversas universidades portuguesas e os seus investigadores para realização de trabalhos científicos, sobre temáticas que entenderam ser mais relevantes e sempre com uma perspetiva de futuro», diz, em comunicado, Vasco de Mello, presidente da Fundação Amélia de Mello.

No livro de texto, com mais de mil páginas, a investigação de Eduardo Cintra Torres inclui um amplo estudo de caso da publicidade do antigo Grupo CUF. “O sistemático estudo de caso da CUF não poderia ser mais adequado a uma história geral da publicidade portuguesa, dado que, dirigida desde cedo por Alfredo da Silva, ela se tornou um dos maiores grupos empresariais do País e da Europa, com uma relação muito interessante com a publicidade e o marketing. Além disso, a CUF cobre um amplo e fundamental período da publicidade e a diversidade impressionante das áreas de produção e serviços em que se envolveu servem facilmente de exemplo e ilustração”, lê-se no prefácio.

A “História Ilustrada da Publicidade em Portugal” acompanha a mesma cronologia exclusivamente em imagens com legendas explicativas. O volume reúne mais de 700 imagens, do Século XIV a 2023, num esforço de apresentação visual da atividade publicitária na sua ampla diversidade.

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