Fundação Ageas, Médis e farmácias unem-se para prevenir o cancro colorretal

A Fundação Ageas, a Médis e as Farmácias Portuguesas juntaram-se para o lançamento de uma campanha que visa sensibilizar os portugueses (particularmente os que têm mais de 50 anos) para a detecção precoce do cancro colorretal, a terceira causa de morte por cancro no mundo.

A campanha, que irá decorrer até 14 de Abril, assenta no lançamento de um movimento nacional chamado “50+”. O objectivo passa por enfatizar a importância deste target fazer uma detecção precoce da doença, através de um processo de testagem. Por isso, as entidades estão a disponibilizar kits de pesquisa de sangue oculto nas fezes, direccionados para pessoas entre os 50 e os 74 anos, assintomáticas, sem histórico de neoplasia e/ou pólipos colorretais, doença inflamatória intestinal ou história familiar em 1.º ou 2.º grau de cancro colorretal ou adenoma.

Os interessados poderão solicitar o kit numa das farmácias participantes na iniciativa e aderentes à rede de prestadores da Médis. Após a colheita das amostras de fezes, estas devem ser entregues na mesma farmácia e, com base no resultado, o farmacêutico irá aconselhar sobre os passos seguintes a serem tomados. O kit tem o custo de cinco euros, mas os primeiros 4000 kits serão oferecidos pela Fundação Ageas. Já para os clientes Médis, serão totalmente gratuitos.

A campanha conta ainda com o apoio da Fundação Millennium bcp, Fundação Calouste Gulbenkian e Europacolon Portugal. A Câmara Municipal de Cascais juntou-se também ao movimento, adquirindo rastreios para oferecer aos seus residentes, assim como a Trivalor, a Super Bock e a Inter Partner Assistance Portugal, que estão a oferecê-los aos seus colaboradores.

Em 2020, foram diagnosticados 10.501 novos casos de cancro colorretal em Portugal, o que corresponde a cerca de 28 casos por dia. Neste período, registaram-se 2.972 mortes. Na sequência da pandemia de COVID-19, os rastreios deste tipo de cancro foram suspensos durante alguns meses, sendo que, em Janeiro, mais de mil casos de cancro colorretal estavam por diagnosticar, de acordo com as estimativas da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Veja aqui o filme da campanha:

Artigos relacionados