Fundação Ageas e TESE juntas para capacitar o sector social
Já está no ar o Programa Ação Inov, através da qual a organização não-governamental para o desenvolvimento TESE pretende reforçar competências digitais e de inovação, capacitando entidades do sector social. Nestes esforços, a TESE conta com o apoio da Porticus e da Fundação Ageas.
«A angariação de competências por parte dos quadros técnicos das entidades da economia social é um factor-chave para o desenvolvimento das mesmas. É com muita satisfação que nos juntamos à TESE e à Fundação Porticus para lançar este programa, cuja pertinência é indiscutível tendo em conta os desafios do contexto actual», comenta João Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas.
Destinado às organizações sociais e respectivos profissionais, em Portugal, o programa de reforço de competências visa estimular a inovação social, segundo é explicado em comunicado. A metodologia de capacitação assenta em cinco áreas temáticas: inovação social, digital, negócios sociais, liderança e governação e safeguarding.
O programa Ação Inov vai decorrer entre os dias 15 de Março e 24 de Novembro, em formato online, sendo que as candidaturas estão abertas até 25 de Fevereiro.
De acordo com Patrícia Costa, gestora do programa por parte da TESE, o crescimento do mundo digital e as mudanças aceleradas pelo contexto pandémico fazem com que as organizações precisam de uma actualização constante dos modelos de gestão. Também precisam de reforçar competências essenciais «que permitam o aumento da eficiência e do impacto das suas acções». Terminado o programa, «as organizações terão como benefícios: o reforço das competências de gestão, comunicação e digitais, maior orientação para a inovação e para o trabalho em parceria, assim como, maior consciencialização sobre o tema safeguarding».