Friuli quer juntar Portugal e Itália nos pés dos consumidores

A Friuli é uma marca que nasceu em plena pandemia para combinar a tradição italiana com a personalidade portuguesa. Como? Através das Furlane, peça de calçado com origem e produção em Itália que chega agora ao mercado nacional pela mão de uma insígnia portuguesa.

Segundo a Friuli, as Furlane começaram por ser produzidas na região de Friuli-Venezia Giulia, em Itália, no século XIX. Na altura, partiam dos recursos disponíveis, como pneus antigos de bicicleta que eram reutilizados para criar uma sola à prova de água. Além disso, sacos de transporte de sementes e grãos eram transformados em forro, ao passo que roupa antiga era adaptada para a parte exterior dos sapatos. Havia também versões em veludo para ocasiões mais especiais.

Com a II Guerra Mundial, as Furlane rumaram a Veneza e acabaram por ser adoptadas pelos gondoleiros, tendo em conta a estabilidade assegurada pelas características da sola. Agora, em 2021, é a vez de uma nova recriação: a Friuli garante, em comunicado, que mantém a tradição e autenticidade das Furlane, mas que introduz algumas inovações sustentáveis e mais opções em termos de cores, por exemplo.

“Em várias cores e modelos, as Friuli são portuguesas de coração e italianas de criação”, indica a marca. Para já, existem três modelos disponíveis, com veludo orgânico no exterior e sola de borracha reciclada. Dois deles estão pensados para mulher e um para homem.

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