Freshly Cosmetics: A cosmética natural é Freshly!

Mireia Trepat, Miquel Antolín e Joan Miralles, três jovens engenheiros químicos, decidiram empreender com um objectivo muito claro: revolucionar o mundo da cosmética e demonstrar que é possível fazer diferente! Seria assim que nasceria em 2016 a Freshly Cosmetics, uma empresa de cosmética natural, nativa digital e sustentável.

Inspirados pela mãe de Miquel, Mercè Civil, que elaborava produtos de cosmética natural, os três começaram a formular produtos com mais de 99% de ingredientes naturais, eficazes e veganos. Em seis anos, ultrapassaram 1,2 milhões de clientes através da sua plataforma online e das suas cinco lojas físicas, as Freshly Stores de Barcelona, Madrid, Valência, Reus e Glòries. Para as próximas semanas está prevista a abertura de três novas lojas em Sevilha, Gijón e Pamplona.

Actualmente, a empresa conta com uma equipa de mais de 230 profissionais, vende os seus produtos em 36 países espalhados pela Europa, América e Ásia (na China através do marketplace TMall Global).

No seu portefólio podem contar-se cerca de 80 referências entre produtos de cosmética (Freshly Cosmetics), maquilhagem (Freshly Makeup), crianças (Freshly Kids) e animais de estimação (Freshly Pets).

A marca chegou a Portugal em 2020, em plena pandemia, e desde então tem vindo a crescer e a afirmar-se no mercado através dos seus valores e dos seus produtos. Os produtos mais vendidos actualmente no mercado português são Hair Growth & Density Treatment, Azelaic Radiance Face Treatment, Hyaluronic Energy Body Serum, Glow Edition Body Oil e Hair Radiance Keratin Spray.

Desde 2016 que a Freshly Cosmetics acredita que é possível criar uma cosmética diferente e, graças a toda a equipa, todos os dias é possível provar que, pouco a pouco, este sonho se pode tornar realidade. Para isso, a empresa está focada em:

– Desenvolver fórmulas inovadoras: as fórmulas com mais de 99% de ingredientes naturais oferecem resultados clínicos comprovados. Todos os produtos são adequados para vegan e possuem selo PETA;

– Utilizar embalagens sustentáveis: a Freshly Cosmetics é pioneira no uso e reaproveitamento de materiais sustentáveis nas suas embalagens, tendo sido uma das primeiras empresas do mundo a embalar produtos em tubos de cartão;

– Promover a melhoria contínua com base no feedback do cliente: os Freshly Fans são o pilar básico da marca. As suas opiniões são da máxima importância para a marca, que assume uma melhoria contínua e um crescimento diário graças a elas.

Desde o seu nascimento que a marca se tem assumido sempre como nativa digital, mas também sustentável, destacando como um dos seus primordiais objectivos deixar a menor pegada possível. A equipa de desenvolvimento de produto não procura apenas melhorar continuamente os produtos, mas também as próprias embalagens. Aliás, um dos principais valores da empresa é: Planet First! “Na Freshly acreditamos que, se todos valorizarmos e amarmos o nosso planeta, avançaremos de forma rápida e irreversível em direcção a produtos e tecnologias que o preservem, tomaremos consciência das nossas acções e mudaremos. O nosso planeta faz parte da nossa família e por isso temos que cuidar dele”, reflecte a marca.

FRESHLY LAB

A equipa de 11 bioquímicos, biotécnicos e engenheiros químicos cria formulações comprovadas pela ciência e adoradas pela pele! Na sede em Reus, a marca inaugurou recentemente um laboratório de produto e desenvolvimento, onde são criados todos os produtos para os Freshly Fans. Todos os dias são testadas novas fórmulas que verão a luz do dia num futuro próximo e são feitas melhorias aos produtos já existentes. É que a Freshly Cosmetics orgulha-se de praticar uma escuta activa, contando com mais de 100 mil opiniões reais com 4,6/5 estrelas, que se reflectem numa taxa de repetição de 55%. Este é o poder Freshly!

PERSPECTIVAS DE FUTURO

O objectivo da marca sediada em Reus é levar a revolução Freshly para todo o mundo! E é nesse sentido que tem vindo a abarcar gradualmente novos mercados. Hoje, a Freshly Cosmetics oferece o que acredita ser o futuro da cosmética: com fórmulas naturais de alta qualidade, com processos sustentáveis e priorizando a transparência e a ligação com o consumidor.

Neste momento, o foco passa por crescer online em todo o mundo e apostar no crescimento offline em Espanha, sem perder de vista outros mercados onde a marca já se encontra estabelecida. Em Espanha, o ano de 2022 começou com três lojas e o objectivo é fechá-lo com pelo menos oito (Barcelona, Madrid, València, Reus, Glòries (Barcelona), Sevilha, Gijón e Pamplona).

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cosmética”, publicado na edição de Agosto (n.º 314) da Marketeer.

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