Fresco ou congelado? Só 8% dos portugueses vai às compras todos os dias
Quatro em cada cinco portugueses preferem consumir alimentos frescos, mas apenas 8% admite ir às compras diariamente. O hábito mais comum passa por fazer compras semanalmente, tanto de alimentação em geral (50%) como de frutas e legumes (56%). Há ainda quem refira ir às compras a cada dois ou três dias (26%).
Quanto maior a idade, maior a tendência para aumentar a frequência diária de compras. Nas faixas etárias mais jovens, por outro lado, a frequência de compra aumenta para quinze dias.
Os números são apontados no mais recente estudo da Beko sobre tendências alimentares dos portugueses, divulgado em antecipação do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de Outubro. De acordo com o relatório, os alimentos frescos são protagonistas em 79% das cozinhas nacionais e apenas um em cada seis portugueses opta por congelados. Se olharmos para os jovens dos 18 aos 24 anos, porém, verificamos um ligeiro aumento: 34% consome alimentos congelados.
O estudo “Hábitos sustentáveis na cozinha em Portugal” indica ainda que apenas 3% dos inquiridos indica as conservas como o tipo de produto mais consumido e 1% refere optar por alimentos pré-cozinhados.
Quanto à conservação das frutas e verduras por mais tempo, verifica-se que é um aspecto muito importante para 73% dos entrevistados, aumentando para 80% nos lares onde há filhos menores de 16 anos. De acordo com o estudo da Beko, há uma unanimidade considerável quanto à opinião de que as características do frigorífico são importantes para preservar a vida útil das frutas e legumes: 80% dos inquiridos atribue entre 7 e 10 pontos numa escala de 0 a 10.