Freguesia de Lisboa lança loja online para negócios locais com entregas gratuitas
E se a sua Junta de Freguesia criasse uma loja online destinada ao comércio local? Foi isto mesmo que a Junta de Freguesia do Areeiro, em Lisboa, decidiu fazer de forma a aproximar os negócios da zona dos residentes. Para isso, desenvolveu uma plataforma digital simples através da qual é possível encomendar produtos.
Chama-se Proximcity e consiste numa aplicação móvel de acesso gratuito que funciona como uma espécie de centro comercial virtual. Os comerciantes podem divulgar os seus negócios, colocar produtos à venda e, ainda, usufruir de um serviço de entregas sem custos que leva as encomendas (até cinco quilos) à porta dos habitantes do Areeiro.
Para já, ficam excluídos produtos alimentares confeccionados e congelados. Nestes casos, será necessário recolher em loja física ou receber em casa através de serviço de entrega próprio do estabelecimento.
A ideia é contribuir para a transição digital dos estabelecimentos, numa altura em que o desconfinamento ainda é parcial. A Junta de Freguesia espera também que esta possa ser uma ferramenta de promoção do comércio local. Para fazer parte da Proximcity, os comerciantes têm apenas de enviar um e-mail para gav@jf-areeiro.pt.
«Pretende-se com esta medida apoiar o comércio local no contexto da crise sanitária e económica que atravessamos, dando mais ferramentas aos pequenos empresários para desenvolverem a sua actividade e divulgando-a, colocando-os em circunstâncias mais aproximadas no plano digital às das grandes empresas com quem competem no mercado», sublinha Rudolfo de Castro Pimenta, vogal do executivo da Junta de Freguesia de Areeiro, responsável pela Modernização Administrativa.
Segundo o responsável, a app contribui ainda para «reforçar laços comunitários, promover produtos e negócios locais e fomentar a transição do pequeno comércio para a economia digital».