Fred Perry apresenta queixa contra Curva Pinto da Costa por semelhança de logótipo

A marca britânica Fred Perry apresentou uma queixa formal contra a Curva Pinto da Costa, alegando que o logótipo deste grupo de apoio ao FC Porto é demasiado semelhante ao seu. O caso foi encaminhado para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e envolve um símbolo comum às duas marcas: a coroa de louro associada ao imperador romano Júlio César.

A Fred Perry contesta as semelhanças visuais entre os logótipos e pretende impedir a utilização do emblema pela Curva Pinto da Costa, criada por um grupo de adeptos portistas liderado por Sandra Madureira.

A queixa foi formalizada a 4 de fevereiro, quase dois meses e meio após Sandra Madureira ter iniciado o processo de registo da marca, a 21 de novembro. Antes mesmo da aprovação oficial, já eram comercializados produtos como chapéus, t-shirts e sweatshirts através das redes sociais.

O protesto da Fred Perry foi submetido no último dia do prazo legal para contestação. Embora a marca Curva Pinto da Costa só tenha sido registada recentemente, o grupo de adeptos do FC Porto que a utiliza existe há vários anos e foi inicialmente liderado por Fernando Madureira, marido de Sandra Madureira.