Fraude associada a televisões inteligentes aumenta 161%
À medida que a utilização de televisões inteligentes aumenta, também cresce o número de casos de fraude associados a este tipo de equipamentos conectados. Um estudo elaborado pela DoubleVerify mostra que, desde Março do ano passado, foram identificadas 1.300 aplicações de TV fraudulentas, sendo que mais de 60% foram detectadas já este ano.
A DoubleVerify também descobriu que os níveis de tráfego fraudulento em televisões inteligentes aumentou 161% entre o primeiro trimestre de 2019 e o mesmo período deste ano. Deste total, 78% corresponde a fraude via bots.
«A fraude segue o investimento publicitário – especialmente em canais emergentes como as televisões conectadas, em que as tecnologias de medição ainda não estão implementadas de forma abrangente e em que a procura ultrapassa a oferta», explica Mark Zagorski, CEO da DoubleVerify.
O mesmo responsável sublinha que, embora constituam a forma mais básica de fraude, os bots encontraram nas televisões conectadas um ambiente próspero para crescerem.
Os números fazem parte do “2020 Global Insights Report”, realizado com base nas respostas de anunciantes de mais de 2 mil marcas de 80 países. Depois de analisar os contributos dos inquiridos, a DoubleVerify descobriu ainda que a fraude é mais comum em categorias como Media & Desporto, Viagens, Serviços Financeiros e Tecnologia.