França é o primeiro país da Europa a banir anúncios a combustíveis fósseis
França aprovou uma nova legislação que proíbe a divulgação de anúncios publicitários que promovam combustíveis fósseis, como gasóleo ou gasolina. Segundo avança a Euronews, é o primeiro país da Europa a banir publicidade a este tipo de combustíveis, mas também a quaisquer produtos energéticos associados.
Empresas que não cumpram a nova lei, anunciada na passada segunda-feira, dia 22 de Agosto, poderão enfrentar multas entre 20 mil e 100 mil euros. Repetentes poderão ver a multa duplicar.
De acordo com a mesma publicação, os anúncios a gás natural ficam de fora para já, mas estão previstas novas regras para esta categoria em Junho do próximo ano.
Também continuarão a ser permitidos anúncios focados no patrocínio ou presença das empresas de combustíveis fósseis noutros eventos – como o apoio a um festival de música, por exemplo. Há, por isso, activistas que consideram a lei pouco dura, uma vez que ainda oferece algum espaço de manobra para as marcas deste sector.
Vous allez lire partout que la publicité pour les énergies fossiles est désormais interdite, mais c’est faux !
Les pubs pour le gaz peuvent continuer, le mécénat, le parrainage, la communication institutionnelle et la pub financière sur les produits fossiles restent autorisés 🙄 pic.twitter.com/HH2TjvNr4u— Greenpeace France (@greenpeacefr) August 22, 2022
Por outro lado, há também quem tenha a opinião contrária. Responsáveis de cadeias de supermercado acreditam que esta lei poderá ser prejudicial para os consumidores, especialmente num contexto de subida do custo de vida: «Se tivermos uma redução do preço do gasóleo, é um pouco estúpido não podermos dizer a ninguém», comenta Édouard Leclerc, chairman do retalhista Leclerc.
Embora França seja o primeiro país europeu a banir os anúncios a combustíveis fósseis, Amesterdão já tinha seguido um caminho semelhante no ano passado ao apresentar-se como a primeira cidade em todo o Mundo a proibir publicidade de empresas de combustíveis fósseis e da indústria da aviação. Anúncios a automóveis a gasolina ou viagens de avião não podem ser divulgados em estruturas públicas, como estações de metro.