FrameWeb: E-Commerce acessível para todo o tipo de negócios

A pandemia veio acelerar a transformação digital, e o e-Commerce, que já se encontrava em franca expansão, encontrou aqui a oportunidade ideal para dar o seu salto de gigante. No entanto, esta transição para o digital trouxe à tona um desafio: a criação dos websites revelava-se muitas vezes demorada, a sua gestão complexa e os elevados custos de desenvolvimento e manutenção tornavam-se incomportáveis, especialmente para os negócios de menor dimensão.

Esta foi a lacuna na era digital que levou ao desenvolvimento da FrameWeb. Criada em plena pandemia para dar uma resposta rápida, fácil e económica aos pequenos negócios que procuram estar online, esta plataforma digital portuguesa apresenta o conceito de websites self-service aos seus clientes. «O objectivo desta plataforma passa por digitalizar o pequeno comércio, numa missão que pretende abranger desde os negócios recém-criados ao comércio tradicional, cuja estratégia assenta unicamente no comércio de rua. Falamos de cabeleireiros, advogados, ourivesarias ou estabelecimentos do ramo da hotelaria e restauração, que representam uma fatia muito considerável do tecido empresarial português, cuja presença digital – quando existe – se circunscreve às redes sociais. Consideramos que é preciso mais. É preciso ajudar estes negócios a fazer a sua transição para o digital, dar-lhes ferramentas para alcançar um público mais alargado e autonomizar e agilizar a sua presença digital», contextualizam Carlos Salvado e Bruno Sousa, os fundadores da FrameWeb.

Para já, a FrameWeb disponibiliza duas estruturas de websites pré-feitas, ready-to-use e personalizadas a qualquer tipologia de negócio: o single page e o e-Commerce.

Desenvolvido em três dias e com custo inicial de 395 euros (+IVA), o modelo single page oferece dezenas de templates que possibilitam a introdução de toda a informação numa só página, desde a apresentação da empresa/marca, divulgação de serviços e testemunhos de clientes, possibilidade de incluir sistema de marcações online (para restaurantes, salões de beleza, etc.) e um formulário de contactos que potencia a geração de leads. O objectivo por parte da FrameWeb é, até ao final de 2023, disponibilizar até 50 templates para que os utilizadores possam seleccionar o layout que melhor se ajusta à natureza do seu negócio.

Já o modelo e-Commerce, com custo inicial de apenas 695 euros (+IVA) e com um tempo de desenvolvimento máximo de oito dias, permite que uma empresa dê um upgrade ao seu negócio e incremente a facturação através da criação de uma loja online. Além de disponibilizar diversos métodos de pagamento que facilitam a experiência dos utilizadores, histórico de encomendas e gestão de stocks, possibilita a organização dos produtos por filtros de categoria e ainda a criação de descontos e campanhas especiais. Com alojamento gratuito no primeiro ano – nos anos seguintes passa a 59 euros por ano (+IVA) no caso dos modelos single page e 119 euros por ano (+IVA) nos modelos e-Commerce –, assistência técnica em português e inglês, interligação com as redes sociais e geolocalização, ambas as estruturas de websites da FrameWeb dispõem de um sistema de monitorização de visitas e possibilidade de personalização do nome de domínio (valor acrescentado).

BACKOFFICE SIMPLIFICADO

Na FrameWeb, o controlo está do lado dos utilizadores, já que o processo é desenvolvido, desde o início, pelo próprio utilizador do serviço, que recebe uma formação inicial por parte da FrameWeb. A gestão dos websites e actualização dos conteúdos é realizada de uma forma intuitiva graças ao backoffice simplificado disponibilizado, tanto pelo website simple page como e-Commerce, e cada campo de preenchimento é facilmente identificável e editável. Seja na introdução ou eliminação de textos e imagens ou na reposição de stock, todas as alterações efectuadas em backoffice ficam imediatamente visíveis no website.

Outro dos benefícios dos websites FrameWeb é que os mesmos não estão sujeitos a actualizações constantes de plugins, como ocorre com a generalidade das plataformas internacionais. Desta forma, os utilizadores que tenham os seus websites alojados na FrameWeb não serão incomodados com desactivações ou limitações nas funcionalidades dos seus websites ou surpreendidos com custos adicionais, além dos contratualizados. Além disso, a FrameWeb dispõe de serviço gratuito de assistência técnica personalizada, a partir de contacto telefónico com um dos membros da equipa.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “E-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.

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