Fox lança aplicação concorrente do Netflix

A Fox International Channels (FIC) lançou hoje no mercado português o Fox Play, um serviço de vídeo on demand que permite ver em streaming no PC, tablet ou smartphone uma selecção de séries dos canais Fox, Fox Life e Fox Crime. Nesta fase de arranque, a aplicação está apenas disponível para os clientes Vodafone, mas em Setembro será alargada à Nos.

Portugal é o quarto país europeu a receber a aplicação, depois da Finlândia, Grécia e Polónia. O Fox Play estará em fase de testes até Setembro, mas já permite aceder, através da conta na Vodafone, a vídeos em alta definição de séries como “The Walking Dead”, “Wayward Pines”, “Sleepy Hollow”, “Os Mistérios de Laura”, “Porta dos Fundos”, Rush”, “Rizzoli & Isles”, “Blue Boods”, “Poirot”, entre outras.

Os novos episódios serão disponibilizados no Fox Play no dia seguinte à sua estreia em televisão, mas nalguns casos será também possível aceder a todos os episódios das temporadas já transmitidas. Cada episódio ficará alojado na aplicação por um período mínimo de 30 dias, sendo que os episódios das séries originais da FIC (como, por exemplo, “Wayward Pines”) poderão ficar disponíveis por um período mais longo. Todos os vídeos incluem anúncios pre-roll e dois breaks (de 15” e 30”) com auto-promoções às séries da FIC, sendo que no futuro o serviço poderá vir a incluir publicidade de outros anunciantes.

O Fox Play surge, pois, como um complemento à oferta de conteúdos dos canais lineares, numa altura em que cerca de 20% do consumo dos canais Fox já é feito de forma não linear. «Na Fox não distribuímos canais, mas marcas. Esta é a forma de pensar o futuro: um canal [televisivo] tem de ser uma experiência linear e não linear», sublinhou Vera Pinto Pereira, managing director Iberia da FIC, na apresentação do serviço, que decorreu em Lisboa. O Fox Play «é a nossa reacção às tendências que nos últimos dois/três anos mudaram a forma de ver televisão: o on demand e o multiscreen», acrescentou.

A responsável negou que o Fox Play seja uma resposta directa ao anúncio da entrada do Netflix em Portugal, prevista para Outubro, mas relembrou que «é natural que os players não lineares evoluam neste sentido» de apostar cada vez mais no streaming de conteúdos. «Os canais Fox têm uma quantidade de conteúdos – mais de duas mil horas – que é difícil ser replicado por outros players que não têm a nossa distribuição», reiterou, acrescentando que «o que queremos é agarrar em parte destas duas mil horas e disponibilizá-las quando, onde e como o consumidor quiser».

O Fox Play está disponível a partir de hoje via web (www.foxplay.pt) e também numa aplicação móvel para smartphones e tablets com sistemas iOS e Android. O serviço estará disponível de forma gratuita para todos os subscritores da Vodafone TV pelo menos até ao final do ano. No final deste período, a operadora poderá decidir agregar o Fox Play a alguns pacotes específicos.

Texto de Daniel Almeida

Artigos relacionados