Fórum Portugal Exportador incentiva PME a apostar fora de portas

Com o intuito de incentivar as empresas portuguesas, nomeadamente as PME, a apostar na exportação dos seus produtos e serviços, vai decorrer no próximo dia 21, no Pavilhão do Rio, do Centro de Congressos de Lisboa, a 7.ª edição do fórum Portugal Exportador. O evento está a ser organizado pela AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria) e pela AIP-FCE (Feiras, Congressos e Eventos), em parceria com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) Portugal Global e o BES. Aí, as empresas poderão aceder a um conjunto diversificado de ferramentas de apoio ao processo de internacionalização.

No fundo, o Portugal Exportador 2012 tem por meta “incentivar as empresas que querem dar os seus primeiros passos de internacionalização e apoiar as empresas que já exportam a efectuá-lo de forma sistemática, conquistando e alargando os seus mercados de destino”, informa a organização em nota enviada às redacções.

A edição deste ano trará consigo uma novidade: o Clube Portugal Exportador, uma iniciativa da AIP-FCE que se destina a todas as empresas em processo ou com potencial de internacionalização, que pretendem reforçar a sua expansão além fronteiras.

Através do portal Clube Portugal Exportador (http://www.clubeportugalexportador.aip.pt/), o objectivo passa por fomentar a cooperação empresarial entre companhias portuguesas para a abordagem aos mercados externos e promover a partilha de informação, experiências e melhores práticas no acesso a novos mercados.

O evento vai contar ainda com um programa de 12 workshops, que incidirão sobre mercados com potencial para as empresas portuguesas. São eles Ásia Oriental, União Europeia, Norte de África, Médio Oriente, África Subsariana, Eurásia, América Latina e América do Norte. Além disso, serão promovidos 32 cafés temáticos, onde serão apresentados de uma forma “organizada, informal e restrita” temas ligados à internacionalização.

Na 7.ª edição do fórum Portugal Exportador haverá ainda um espaço de consultoria internacional, com especial destaque para a área de empréstimos e serviços de financiamento estruturado e financiamentos para realização de estudos de viabilidade de investimentos nos países ACP – África, Caraíbas e Pacífico.

Existirá, também, um espaço de networking, que funcionará como plataforma de debate entre empresários, responsáveis da organização e as várias entidades e empresas prestadoras de apoio à internacionalização presentes no evento.

Confirmada está ainda a presença de 15 Câmaras de Comércio bilaterais, mais de 40 embaixadas acreditadas em Portugal e várias entidades públicas e privadas de apoio à internacionalização, com as quais os visitantes profissionais poderão marcar encontros personalizados.

De referir que na edição de 2011 do fórum Portugal Exportador foi registada a participação de 1500 empresários, na sua maioria provenientes de PME.

Importa ainda lembrar que, de acordo com dados do Banco de Portugal divulgados no passado mês de Outubro, nos primeiros oito meses de 2012 as exportações nacionais de bens e serviços cresceram 6,7% face a igual período de 2011, atingindo os 43,2 milhões de euros.

Artigos relacionados