Food Love Fest celebra o melhor da gastronomia alentejana em Março
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo juntou-se à agência Amuse Bouche para lançar um novo festival gastronómico que visa dar a conhecer o que de melhor as duas regiões têm para oferecer. A partir de amanhã, 1 de Março, 17 restaurantes de 12 localidades prometem “almoços e jantares surpreendentes”.
A decorrer até 17 de Março, o Food Love Fest vai passar por Santarém, Sines, Évora, Montemor, Estremoz, Beja, Reguengos de Monsaraz, Alter do Chão, Porto Covo, Montemor-o-Novo, Monforte e Melides. Nos restaurantes aderentes situados nestas localidades, será possível desfrutar de menus especiais, baseados na gastronomia e ingredientes locais, criados por mais de 50 chefs oriundos de vários pontos do País. Isto porque cada chef/restaurante vai convidar mais dois chefs para um almoço e/ou jantar a seis mãos. Todos os menus serão acompanhados, claro, por vinhos regionais.
Tua Madre (Évora), Origens (Évora), Poda (Montemor-o-Novo), Larau (Estremoz), Pátio Real (Alter do Chão), Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz) e Lamelas (Porto Covo) serão apenas alguns dos restaurantes que vão acolher o Food Love Fest. O cartaz completo pode ser consultado no website dedicado ao evento, sendo que para participar será necessário reservar directamente com cada restaurante.
Num festival que pretende também celebrar os melhores talentos da cozinha, participarão nomes como Ana Moura, Filipe Ramalho, Miguel Laffan, David Jesus, Michelle Marques, Joaquim Koerper, Francesco Ogliari, Gonçalo Queiroz, entre muitos outros. A curadoria dos restaurantes que integram a iniciativa, assim como o conceito do festival, ficaram a cargo da Amuse Bouche.
Enquadrado no âmbito da promoção do turismo gastronómico, o Food Love Fest convida ainda a conhecer a oferta do Alentejo e Ribatejo durante a denominada “época baixa”. «Este festival tem como objectivo mostrar o que de melhor o Alentejo e o Ribatejo têm. Temos uma geração muito eclética de cozinheiros que traz uma grande dinâmica ao sector. O festival quer celebrar a força da região, trazer as pessoas ao Alentejo e dar-lhes a conhecer o nosso património. Sem dúvida que a comida é o veículo perfeito para fazer esta ligação entre o Alentejo e os portugueses», afirmou esta tarde José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, durante a apresentação do festival. O responsável revelou ainda a intenção de criar uma segunda edição do Food Love Fest em Novembro.
Texto de Daniel Almeida