Folhetos Personalizados do Continente são, na prática, «mais de um milhão de pequenos sites»

Os clientes do Continente já se devem ter deparado com os Folhetos Personalizados – um conjunto de sugestões único para cada cliente composto por produtos em promoção –, mas será que sabem como funciona? A Marketeer colocou a questão à empresa por detrás da criação, a Innovagency, e obteve a resposta.

Tudo começa com um desafio colocado pela Sonae à agência digital, que tinha como objectivo descobrir uma solução que «permitisse criar um folheto com produtos específicos para cada cliente, mas que fosse rápida e escalável», explica Mário Alcântara, head of Digital Activation da Innovagency. E foi com base nesta escassa informação e visão de projecto que a jornada arrancou.

Para responder ao desafio, a equipa criou internamente «uma prova de conceito», que tinha «produtos retirados de um folheto tradicional e de um ficheiro de teste» e demonstrou à Sonae como era possível criar «centenas deles em poucos segundos». Ainda que na base daquilo que, aparentemente, foi uma resolução fácil estivesse um elaborado plano informático, Mário Alcântara acredita que «o que convenceu a Sonae foi mesmo a quantidade imediata de folhetos que [geraram] logo ali, em frente à equipa».

Do primeiro passo até àquilo que os consumidores vêem hoje passaram-se dois anos – o primeiro piloto oficial demorou seis meses a ficar pronto. A partir daí, «foi escalando» até à versão actual, mas os updates não se vão ficar por aqui, até porque as mudanças estratégicas do próprio folheto exigiram e exigem actualizações constantes, sejam gráficas ou na própria arquitectura.

«A equipa não pára. Ainda no início de Janeiro lançámos o resumo personalizado, para cada cliente, das compras que efectuou e das poupanças realizadas. Inspirado na mesma tecnologia conseguimos criar uma experiência única», revela o responsável pela área digital da Innovagency.

E ainda que esta solução tecnológica pareça ter sido criada facilmente, a verdade é que não ficou isenta de desafios. «Consolidar produtos todas as semanas, com os respectivos preços e promoções, marcas e categorias, com alocação dos mesmos a cada um dos clientes Cartão Continente não é linear», ressalva Mário Alcântara. «Requer uma manipulação de grandes volumes de dados, garantindo total confidencialidade e segurança – na prática estamos a criar mais de um milhão de pequenos sites.»

Com a mesma tecnologia que deu origem aos Folhetos Personalizados, a Innovagency criou também a Garrafeira Continente, estando já a trabalhar noutras propostas, que serão reveladas em breve.

Texto de Beatriz Caetano

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