“Foi desta”: Liga Portuguesa Contra o Cancro reforça sensibilização antitabágica em nova campanha

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou a segunda fase da sua mais recente campanha de sensibilização antitabágica, incentivando os fumadores a adotarem como resolução de Ano Novo o compromisso de deixar de fumar. A iniciativa pretende combater o consumo de tabaco, principal fator de risco para o cancro do pulmão, e divulgar os serviços de apoio que a LPCC oferece, como consultas gratuitas de cessação tabágica.

“Foi desta. Deixei de fumar e ganhei tempo para: as boas notícias; as novidades; os meus netos; os planos de sempre.” Com este lema, a campanha apela à importância de aproveitar os momentos bons da vida ao deixar de fumar. Esta mensagem complementa a assinatura inicial “da boca para fora é fácil”, da “boca para dentro é que são elas” com o reforço do apelo emocional e o impacto positivo de abandonar o vício.


Desenvolvida pela Famtone, com produção da MP Produções, a campanha conta ainda com o apoio de vários parceiros, incluindo Central Models, Indigo, Kool Dream, Paulo Design de Interiores e Rondinart. Este esforço conjunto visa maximizar o alcance e a eficiência da mensagem de sensibilização.

Vítor Veloso, presidente da LPCC, destacou a gravidade do cancro do pulmão, cuja taxa de sobrevivência varia entre 15% e 18% cinco anos após o diagnóstico. “O vício do tabaco também está associado a outras três doenças crónicas: doença respiratória crónica, diabetes e doenças cerebrovasculares. É essencial disponibilizarmos toda a ajuda possível para o combater”, sublinhou o dirigente.

Em 2022, Portugal registou 6.155 novos casos de cancro do pulmão, que se manteve como a principal causa de mortes por cancro no país, vitimando 5.077 pessoas nesse mesmo ano. Estes números reforçam a urgência de iniciativas como esta para reduzir o impacto do tabagismo na saúde pública.

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