FNAC estreia conceito de loja a nível mundial no Oeiras Parque
A mais recente loja da FNAC é a flagship store do Oeiras Parque, inaugurada ontem. Um novo espaço que estreia um conceito de loja a nível global na retalhista francesa, na senda do pioneirismo português na aposta em novos formatos: a loja “travel” do Aeroporto de Lisboa, com 260m2, e a loja de proximidade, a primeira localizada no Centro Comercial das Amoreiras, num espaço de 450 m2.
Na loja do Oeiras Parque – resultado de «um namoro de nove anos», conta Pedro Mata, director de Marketing e Comunicação da FNAC à Marketeer – a retalhista regressa ao formato tradicional, com uma área de 1900m2, dividida por dois pisos, e aposta em novas formas de distribuição baseadas numa estratégia omnicanal.
«A FNAC deverá ser não uma fotografia, mas sim um filme em movimento», resume Pedro Mata para explicar a forma como as novas lojas devem “fluir”. Este dinamismo exprime-se em diversas inovações tecnológicas que permitem aos 55 colaboradores da empresa proporcionar um serviço mais ágil.
O transporte de produtos onde quer que o cliente esteja dentro da loja e um espaço na área de estacionamento de recolha de produtos de maior volume seleccionados tanto no local como no site são algumas das inovações da FNAC Oeiras em termos logísticos.
Destacam-se também os pontos de informação que permitem fazer perguntas aos colaboradores de piso para piso e terminais de pagamento móveis. O contacto entre colaboradores da FNAC através de dispositivos tecnológicos é permanente: estes terão tablets para permitir acesso imediato ao produto e auriculares de comunicação interna, para facilitar e encurtar o período de espera por parte dos clientes. Conceitos que deverão ser implementados futuramente nas lojas já existentes em Portugal.
A FNAC do Oeiras Parque, com uma nova estrutura de espaço e com inovações ao nível dos materiais – à tradicional carpete juntam-se chão em cerâmica e, na área de livros, em madeira – inclui uma nova área temática para além do Fórum FNAC, dedicado a iniciativas culturais. A nova zona irá receber workshops técnicos, de especialistas e prescritores. Para além do novo fórum, haverá um espaço dedicado à leitura inspirado nas bibliotecas norte-americanas.
Esta é a 22.ª loja da retalhista francesa em Portugal, depois da abertura das lojas de Setúbal, no Centro Comercial Alegro, e em Faro, no Fórum Algarve, num investimento total nas três lojas de 10 milhões de euros. Esta é a 5.ª abertura nos últimos 18 meses da FNAC em território nacional.
Sobre eventuais projectos de expansão, Pedro Mata não antecipa dados concretos, sublinhando apenas que «a FNAC mantém-se aberta a oportunidades e está disposta a estudar propostas.» O foco actual da marca está, salienta, não só em novas aberturas mas também «na procura de novos conceitos na área da omnicanalidade.»
Texto de Pedro Carreira Garcia