FNAC compra MediaMarkt Portugal
O Grupo FNAC Darty assinou um acordou com a MediaMarktSaturn, subsidiária da Ceconomy, para adquirir 100% das suas operações em Portugal. A MediaMarkt Portugal é um retalhista de produtos tecnológicos, com 10 lojas físicas e uma loja online, bem como cerca de 450 funcionários em todo o País.
Com este projecto de aquisição, a FNAC Portugal pretende “reforçar a sua trajectória de crescimento, consolidando a sua posição de liderança em Portugal e aproveitando a oportunidade para acelerar o crescimento nos mercados onde já actua”, assim como diversificar e expandir para as categorias de grandes e pequenos electrodomésticos, no intuito de fortalecer a sua oferta de serviços e melhorar a sua eficiência global, explica a empresa em nota de imprensa.
«A aquisição da MediaMarkt Portugal permitirá à FNAC aumentar a sua dimensão em Portugal, um mercado dinâmico e relevante para o Grupo, sendo esta uma oportunidade para alcançar uma forte posição de mercado, assim como replicar o modelo de eficiência e complementaridade já demonstrado pela fusão entre a FNAC e a Darty em França, em 2018», refere o CEO do Grupo FNAC Darty. O responsável acrescenta ainda que o «acordo permitirá unir forças no pós-venda e outros serviços e alargar a acção no desenvolvimento de um consumo responsável e de uma economia circular».
A transacção está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência Portuguesa. O objectivo do Grupo FNAC Darty é concluir a transacção no Verão de 2023. Até que a transição de marca seja concluída, a marca MediaMarkt continuará a estar presente em Portugal. Na sequência da transacção, toda a relação com clientes continuará a ser assegurada pelas entidades jurídicas adquiridas pela FNAC Portugal.