Flamingos, orcas e baleias: esta exposição mostra a vida aquática do Rio Tejo

Quer saber mais sobre o Rio Tejo? A exposição “Tejo, conhecer para proteger” tem o propósito de mostrar ao público o verdadeiro Rio Tejo e sensibilizar para a necessidade da sua protecção. A iniciativa está presente na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, até dia 19 de Março, passando depois para o passeio marítimo da Doca de Santo Amaro, no dia 20.

As fotografias mostram como o Tejo tem sido o abrigo de um número impressionante de aves aquáticas nas suas migrações e o palco de visita de várias espécies de cetáceos. Tudo devido às intervenções que têm melhorado a qualidade da água.

Bandos de flamingos a sobrevoarem as zonas de Sapal, os roazes corvineiros a subirem o rio atrás de alimento aos saltos entre a Torre de Belém e a Praça do Comércio ou o nascimento de um golfinho comum em frente à Trafaria são algumas das imagens que prometem marcar os visitantes.

Mas há mais no Rio Tejo: corvos marinhos a pescarem e a secarem as suas asas nas margens, orcas, baleias anãs e as baleias comuns que passam às portas da foz do rio.

A exposição foi produzida pelo Mercedes-Benz Oceanic Lounge e idealizada em conjunto com o Porto de Lisboa, com o apoio do Oceanário de Lisboa, da Bandeira Azul e da Tejo Atlântico.

Artigos relacionados