FLAGtalk reúne Jorge Coelho, Nídia Ferreira e Rui Simões para falar sobre Criatividade
É já amanhã que decorre a próxima FLAGtalk com o tema Criatividade em Perspetiva. À mesa moderada por Gabriel Augusto (director da FLAG) juntar-se-ão Jorge Coelho (director Criativo da Light Agency), Nídia Ferreira (Chief Marketing Officer e head of Creative Strategy da Loba) e Rui Simões (Executive Creative director da Pepper Brand Taste).
Durante a conversa os participantes pretendem evocar os métodos que permitam superar bloqueios criativos e alimentar consistentemente a imaginação. Serão questionados os limites do convencional e desafiados os participantes a integrar a criatividade no seu dia-a-dia, ao transformar ideias em acções tangíveis e cultivar um ambiente propício à inovação.
Gabriel Augusto, director da FLAG, explicou, em conversa com a Marketeer, que estes momentos democratizam o acesso à informação, permitindo que qualquer pessoa possa desenvolver as suas competências a partir de qualquer local em que se encontre e de forma totalmente gratuita. «Deste modo, estamos a fortalecer a posição da marca FLAG como referência na promoção da criatividade e inovação, aumentando a nossa visibilidade e reforçando a relação com a comunidade criativa.»
O que é que os participantes podem esperar desta FLAGTalk?
Esta #FLAGtalks nasce na sequência do eBook FLAG “Criatividade em Perspetiva”, que lançámos no Dia Internacional da Criatividade (21 de Abril), no qual reunimos 22 artigos de profissionais sobre as multifacetadas dimensões da criatividade. Dada a receptividade e o feedback positivo que recebemos sobre o eBook, decidimos agora organizar esta #FLAGtalks para assinalar o marco dos 1.000 downloads, convidando três dos profissionais que contribuíram com as suas “perspetivas”.
Nesta #FLAGtalks, os participantes podem esperar uma mesa-redonda dinâmica e inspiradora, onde exploraremos métodos práticos para superar bloqueios criativos e fomentar a imaginação. Terão a oportunidade de aprender com líderes da indústria criativa, como Jorge Coelho, Nídia Ferreira e Rui Simões, que partilharão as suas experiências e estratégias para promover a criatividade nas suas equipas. A discussão também incluirá o impacto das novas tecnologias e ferramentas digitais, num espaço reservado para falar sobre tendências emergentes e recomendações para novos profissionais.
Porquê a escolha destes participantes? O que é que cada um deles pode aportar à conversa?
Todos os convidados nesta #FLAGtalks são profissionais que responderam ao nosso desafio de escreverem para o eBook FLAG “Criatividade em Perspetiva”, contribuindo para o mesmo com artigos onde partilham a sua experiência e conselhos com todos os profissionais e interessados neste tema.
Escolhemos o Jorge Coelho, a Nídia Ferreira e o Rui Simões porque são líderes reconhecidos na indústria criativa, que trabalham diariamente com criatividade e que lideram equipas de criativos, cada um trazendo uma perspetiva única e valiosa.
O Jorge Coelho é co-founder e Creative director da Light, Your Bold Agency, e lida diariamente com desafios criativos. Com mais de 20 anos de experiência e tendo passado por diversas agências como copywriter e director criativo, trará a sua longa experiência à conversa.
Já a Nídia Ferreira, enquanto Chief Marketing Officer da Loba, tem mais de 20 anos de experiência em marketing e publicidade, maioritariamente em contexto de agência, e enriquecerá a conversa com um conhecimento transversal dos negócios, uma visão multissectorial e multicompetência no âmbito da comunicação e do marketing.
Quanto ao Rui Simões, como director Criativo Executivo da Pepper – Brand Taste, também apresenta mais de 20 anos de experiência em marketing e publicidade, e enfrenta, diariamente, o desafio de manter um fluxo constante de novas ideias na sua equipa.
Acreditamos que estes três convidados, com as suas vastas e reconhecidas carreiras profissionais, acrescentarão bastante valor à nossa #FLAGtalks, durante a qual pretendemos abordar estratégias para superar bloqueios criativos, individualmente e em equipa, equilibrar a criatividade com as exigências comerciais dos clientes e também avaliar o impacto das novas tecnologias nos processos criativos.
Quem são os destinatários desta conversa?
Esta conversa destina-se a profissionais e estudantes interessados em desenvolver e aplicar a criatividade na sua vida pessoal e profissional. Ora, isto inclui indivíduos de diversas áreas que procuram inspiração e novas abordagens para resolver desafios e inovar nos seus campos de actuação, bem como todos os interessados em entender o impacto das novas tecnologias na criatividade.
O que ganha a FLAG ao promover estas conversas?
Ao promovermos estas #FLAGtalks, estamos a democratizar o acesso à informação, permitindo que qualquer pessoa possa desenvolver as suas competências a partir de qualquer local em que se encontre e de forma totalmente gratuita. Deste modo, estamos a fortalecer a posição da marca FLAG como referência na promoção da criatividade e inovação, aumentando a nossa visibilidade e reforçando a relação com a comunidade criativa.
Outra iniciativa que ilustra este esforço foi o lançamento das Masterclasses no início de 2023, que consistem na dinamização de sessões mensais, totalmente gratuitas, para a nossa comunidade de alumni, durante as quais são abordados os mais variados temas, dentro das nossas áreas de formação.
As #FLAGtalks são também um meio para chegarmos a pessoas que nunca foram nossos formandos e, com isso, ampliar ainda mais o nosso impacto. Estas iniciativas ajudam a FLAG a cumprir a sua missão de inspirar e capacitar indivíduos a desenvolver as suas competências criativas, além de criar conteúdos valiosos que ficam disponíveis online intemporalmente para qualquer interessado.
Que outras Talks do género já teve a FLAG e que resultados alcançados?
Desde 2017 que na FLAG temos vindo a realizar diversas #FLAGtalks, sobre os mais variados temas e com diversos convidados, tendo impactado desde então mais de 3.000 participantes. Desde entrevistas com profissionais reconhecidos nas áreas do design, criatividade e comunicação – Marketing Digital, Design Gráfico, Programação, UX & UI, Design Thinking, Vídeo & Motion, conversas com alumni ou colaboradores da FLAG, sessões sobre ferramentas ou funcionalidades específicas das áreas criativas, a debates sobre temas pertinentes no mercado.
De referir que as últimas #FLAGtalks realizadas foram sobre “Recrutamento em Marketing e Publicidade: estás preparado para as mudanças?”, onde se discutiram as tendências e transformações no recrutamento no sector de marketing e publicidade, e “AI aplicada ao Marketing Digital”, durante a qual se abordou o papel crescente da Inteligência Artificial no marketing digital e as suas implicações para o futuro.
Os resultados traduzem-se num aumento da proximidade à comunidade, no fortalecimento das redes profissionais e educacionais da FLAG, e na sua consolidação como uma plataforma de referência para discussões sobre design, criatividade e comunicação.
Texto de Maria João Lima