Finlândia é o país mais feliz do Mundo e Afeganistão o menos. Portugal está acima da média
Considera-se uma pessoa feliz? Acha que Portugal é um país propício à felicidade? E quando comparado com outras nações, será que ficamos no topo ou no fim da lista? De acordo com o estudo “The World Happiness Report”, encontramo-nos um pouco acima da média e ligeiramente abaixo do pico da felicidade.
Neste índice, o nível de felicidade é medido com base em factores como a estabilidade financeira, a percepção de apoio social, a sensação de liberdade pessoal, entre outros. De modo geral, a média mundial de felicidade é de 5,6, numa escala que vai de dois a oito pontos.
O país que regista o nível mais elevado de felicidade é a Finlândia, com 7,8 pontos. No lado inverso, com 2,4 pontos, o Afeganistão destaca-se como o menos feliz. Por continente ou região, as médias de felicidade são: 6,3 na América do Norte, 5,8 na América do Sul, 6,5 na Europa, 5,3 no Médio Oriente e Ásia Central, 5,6 no Leste Asiático e na Oceânia e 4,5 em África.
Em Portugal, registam-se 6 pontos no ranking de felicidade, um dos valores mais baixo da zona mediterrânica, sendo que Espanha e Itália totalizam 6,5 e França 6,7. No top dos países mais felizes da Europa encontram-se a Finlândia (7,8), a Dinamarca (7,6), a Suíça (7,5), a Noruega, a Suécia e os Países Baixos (todos com 7,4) e a Áustria (7,2). Pelo contrário, a Ucrânia tem a menor pontuação a nível europeu (5,1), seguida pela Bulgária (5,4), Rússia (5,5), Bielorrússia (5,8) e Grécia (5,9).