Fim do IVA Zero leva grande distribuição a reinventar estratégias para atrair clientes

A partir do dia 5 de Janeiro, 46 produtos essenciais deixaram de estar abrangidos pelo IVA Zero, uma medida implementada pelo Governo para aliviar a pressão económica nas famílias, trazida pela inflação.

Com o aumento dos preços que já se faz sentir na carteira desde a semana anterior, várias marcas do grande consumo têm apostado em estratégias de comunicação para atrair clientes – desde o prolongamento do mesmo IVA Zero à disponibilização de diversos produtos a preços mais competitivos ou até ao lançamento de produtos em formato XXL.

O Intermarché, marca do Grupo Os Mosqueteiros, devolve aos clientes o IVA de produtos essenciais, em compras feitas entre os dias 5 e 10 de Janeiro. Além disso, com o “Cabaz Compromisso”, os supermercados vão assegurar a disponibilização de produtos considerados essenciais a preços acessíveis a todas as famílias ao longo do ano. Já o Aldi vai descontar o valor igual ao do IVA numa selecção de produtos alimentares essenciais de marcas próprias até ao final de Fevereiro.

O Minipreço, por sua vez, lança a campanha “O Grande Cabaz”, baseada em três pilares: proximidade, conveniência e poupança. A insígnia seleccionou uma diversidade de produtos essenciais que são indispensáveis no quotidiano, desde alimentos a produtos de higiene e limpeza, e disponibiliza-os a preços competitivos, para que os clientes não comprometam o seu orçamento familiar.

No caso do Lidl, a aposta é no formato XXL de alguns produtos marca própria, que estarão disponíveis até ao final de Janeiro nas lojas de Norte a Sul do País. Incluem-se a Milbona, Bon Gelati ou Alesto e produtos como Nuggets (1kg), por 6,49 euros, Pastéis recheados com queijo (1,2Kg), por 3,49 euros, Enchido de carne de aves (450g), por 2,49 euros, Presunto em cubos (280g), por 3,29 euros ou Falafel vegan (350g), por 2,69 euros.

Fazem ainda parte desta campanha o Iogurte Grego natural Milbona (1,1Kg), com 100g extra e pelo mesmo preço do produto sempre disponível em loja (2,25 euros), Metades de Nozes (500g), com 100g extra quando comparado com duas embalagens do artigo sempre disponível em loja (4,4 euros), Salmão Fumado (220g), com 20g extra (5,99 euros) ou as Mini Mozzarella Milbona (150g), com 25g extra pelo mesmo preço do habitual produto sempre disponível em loja (1,49 euros).

Artigos relacionados