Fim-de-semana é o período de eleição dos portugueses para compras em centros comerciais
Mais de um terço (35%) das compras feitas em lojas dos centros comerciais são realizadas ao fim-de-semana, revela o estudo desenvolvido pela REDUNIQ Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).
De acordo com os dados, os fins-de-semana (sábados e domingos) representam 35% da facturação realizada com cartões nos Centros Comerciais. Nos dias úteis da semana, o período pós-laboral (a partir das 18 horas) representou 33% da facturação das lojas dos Centros Comerciais, o que demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores.
Em termos gerais, a faturação com cartão nas lojas nos Centros Comerciais no primeiro trimestre de 2023 apresentou uma variação positiva de 16% em relação ao mesmo período de 2022 e de 25% quando comparada com os primeiros três meses de 2019.
No período em análise a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais situou-se nos 34,30 euros e o gasto médio mensal por cliente nos 67 euros. Em termos sectoriais, no primeiro trimestre de 2023, 30% do total de facturação registada em centros comerciais é relativa à categoria Moda. Além disso, 29% foi gasto em Supermercados, 14% em Electrodomésticos & Tecnologia e 10% em Restauração.